Estrutura de ciclopassarela inaugurada há 20 dias cede durante chuvas
Estrutura da ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, inaugurada em 30/1, caiu
sobre a Linha 9-Esmeralda nessa terça (18/2)
DE — Durante as fortes chuvas e descargas elétricas da noite dessa terça-feira (18/2), uma estrutura metálica da ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, na zona oeste de São Paulo, caiu sobre a rede aérea da Linha 9-Esmeralda da CPTM e afetou o sistema de energia. Inaugurada pela Prefeitura de São Paulo há 20 dias, a passarela para ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros teve um investimento de R$ 46 milhões.
A ViaMobilidade, responsável pela linha, informou que a circulação de trens foi temporariamente interrompida entre as estações Pinheiros e Vila Olímpia nessa terça. Ônibus da Operação Paese foram acionados para atender o trecho, e as equipes de manutenção estiveram em campo para solucionar o problema.
A ciclopassarela foi inaugurada em 30 de janeiro pela gestão de Ricardo Nunes (MDB), com a promessa de oferecer uma “travessia segura e eficiente” para ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros, as Vias Marginais e a Linha 9-Esmeralda da CPTM, beneficiando cerca de 166 mil pessoas diariamente. Com uma área total de 3.470 m² e extensão completa de travessia de aproximadamente 685 metros, a estrutura está posicionada a aproximadamente oito metros de altura em relação à Marginal Pinheiros.
O DE procurou a Prefeitura de São Paulo em busca de um posicionamento sobre o ocorrido e aguarda retorno.
De acordo com a ViaMobilidade, os clientes da linha foram orientados por avisos sonoros e pelos agentes de segurança das estações. Nos trechos entre as estações Bruno Covas-Mendes-Vila Natal e Vila Olímpia e entre as estações Pinheiros e Osasco, os intervalos estiveram dentro da média para o horário nesta quarta-feira (19/2).
Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram. Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.