O chefe do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo, recebeu nesta quinta-feira, 30, a secretária de cultura da Cidade de Goiás, Goiandira de Fátima. Acompanhada da presidente da Associação Mulheres Coralina, Ebe Lima, e da ex-vereadora Iolanda Aquino, a secretária busca o apoio do Gabinete para a execução de algumas ações que viabilizem a integração da Cidade de Goiás à Rede de Cidades Criativas da Unesco, como uma Cidade Literária.
A Rede de Cidades foi criada em 2004. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas e busca promover a cooperação com cidades que têm a cultura e a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Entre as categorias criativas que compõem a Rede estão o artesanato, a gastronomia e a literatura, grupo que a secretária de cultura da Cidade de Goiás busca incluir o município.
A candidatura deve acontecer no próximo ano. “É um projeto de extrema relevância não só para a Cidade de Goiás, mas para o nosso estado. O município já é referência em cultura, turismo e preservação do patrimônio. E além de todo esse orgulho que nos traz, agora vamos nos empenhar para que seja também um dos destinos de cidade literária do mundo”, diz Renatho Melo.
Goiandira de Fátima afirma que o título irá contribuir para o fortalecimento do turismo literário e cultural na cidade, gerando um novo fluxo de renda. Para tanto, ela busca ressaltar a tradição literária da cidade de Cora Coralina, destacando o que já tem no campo da literatura, valorizando o legado dos escritores do passado e incentivando os novos.
O Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal está diretamente ligado à Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SERINT). Para o secretário Lucas Vergílio, “a Cidade de Goiás respira história, não à toa se tornou Patrimônio da Humanidade. É o berço da nossa cultura goiana e merece essa união de esforços para conquistar esse título honroso não só para o município, mas para o estado de Goiás.”