Cidade de Goiás encerra o Circuito das Cavalhadas 2023

O Circuito das Cavalhadas 2023, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, chega ao fim neste fim de semana, nos dias 13 e 14 de outubro, na Cidade de Goiás, primeira capital do estado.

Este é o segundo ano que o município realiza a festa, que voltou ao calendário cultural no ano passado, depois de mais de 70 anos de paralisação. As Cavalhadas, que são uma das mais tradicionais manifestações culturais goianas, serão realizadas no Estádio Dr. Hélios de Loyola, a partir das 15 horas.

A Cidade de Goiás fecha o Circuito das Cavalhadas 2023, que passou por 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e agora a antiga capital goiana.

O evento contou com o investimento de R$ 3 milhões de recursos estaduais para contribuir com a realização das festas, que movimentaram o turismo e a economia das cidades participantes. Além disso, Niquelândia e Silvânia também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem.

“Eu não acredito em um Estado que não cultive, não se orgulhe e não mostre a sua história para todas as gerações”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, em maio, no lançamento do circuito.

CAVALHADAS

A encenação das Cavalhadas, que rementem as batalhas religiosas que ocorreram na Península Ibérica entre os séculos IX e XV, é composta por dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, que usam trajes coloridos e ornamentados.

Os cristãos vestem azul e os mouros vermelho. A luta é coreografada e cheia de simbolismos e tradições, cada cidade trazendo as suas características próprias e singulares. Além dos cavaleiros, a festa conta com a presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos