Última atualização 22/07/2022 | 14:01
A capital do Estado de Goiás será transferida para a Capital de Goiás durante as comemorações dos 295 anos do município, nesta segunda-feira, 25. Conforme tradição, a cidade passa a ser sede simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário goianos.
A transferência das atividades foi instituída por meio do Decreto nº 10.118, publicado no último dia 15 de julho, no Diário Oficial do Estado.
O governador Ronaldo Caiado também fará a entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pela administração estadual, a pessoas e corporações militares nacionais e estrangeiras que se destacam por serviços relevantes, ações ou mérito em prol do Estado de Goiás. Ela foi criada em 1975.
Funcionamento
Em decorrência do feriado, o funcionamento presencial de repartições públicas sofrem alterações. Sendo assim, não haverá expediente nas unidades do Vapt Vupt. Na terça-feira, 26, todas as unidades retomam o atendimento em horário normal, porém, devem ser previamente agendados pelo site. Já as unidades de saúde de urgência e emergência, funcionam normalmente sem alterações de horário em Goiânia e no interior.
História da Cidade de Goiás
A Cidade de Goiás que surgiu durante o ciclo do ouro, foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, apelidado de o Anhanguera, com o nome de Arraial de Sant’Anna.
Em 1739, tornou-se Vila Boa de Goiás em homenagem a Bartolomeu e aos índios Goyazes, que já habitavam o território. A cidade foi a capital do estado de Goiás desde a sua fundação até o ano de 1937.
Goiás Velho, como era conhecida, manteve a arquitetura colonial de suas casas, ruas e de suas nove igrejas. Entre as construções, destacam-se os museus de Arte Sacra e da Bandeira, a Câmara e a cadeia, além do Palácio Conde dos Arcos, antiga residência do governador.