Sob o comando do prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia avança com o projeto Cidade Inteligente, que resulta em melhorias e impacta o dia a dia dos goianienses. As ações inovadoras já são realidade nas áreas de mobilidade, saúde, educação, segurança e turismo. “Uma cidade inteligente é aquela que oferta serviços de qualidade ao cidadão. E nossa cidade atrai olhares de todo o País por implantar serviços inovadores, por exemplo, no transporte público”, aponta o prefeito Rogério.
Dentre os produtos inteligentes, à disposição da população, estão o pagamento via cartão de crédito ou débito, Bilhete único, Passe Livre do Trabalhador, Meia-Tarifa, Cartão da Família, além de terminais tecnológicos, como o Isidória e Paulo Garcia.
A nova legislação 5G na Capital é outro avanço significativo para a cidade. Com a tecnologia, Goiânia impulsiona o desenvolvimento econômico e aprimora a qualidade de vida ao colocar a cidade no mapa da inovação. “Abre portas para diversas oportunidades em setores como negócios, educação e saúde”, destaca o prefeito.
O monitoramento de vias de Goiânia com a tecnologia Mapzer – Soluções de análise e tratamento de dados com inteligência artificial big data, é outra iniciativa que torna a capital goiana mais inteligente e eficiente, assim como o fortalecimento do Centro de Controle Integrado (CCI).
Destino Inteligente
Em junho deste ano, o Ministério do Turismo selecionou Goiânia para se tornar Destino Turístico Inteligente. A capital goiana ficou em segundo lugar dentre 10 municípios brasileiros selecionados para participar do programa. Os critérios de escolha envolveram espaço turístico inovador e acessível, com estrutura tecnológica que garanta desenvolvimento sustentável do território e de programas voltados para cidades inteligentes.
Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o aplicativo Saúde Fácil agiliza o agendamento de consultas e a entrega de medicamentos. Os sistemas de telegestão em fluxo interno operacional estão em estudos para implantação.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) implanta sistemas tecnológicos para reconhecimento facial em escolas e em processos de matrícula. No que diz respeito a monitoramento e segurança, Goiânia investe em recursos inteligentes de tecnologia para que as ações sejam mais preventivas do que corretivas.
Sandbox
O projeto Sandbox foi remodelado e logo se tornará realidade em Goiânia. Ele cria um ambiente experimental para modelos de negócios inovadores, que vai permitir que o município tenha áreas de testes em diferentes regiões, para validação e monitoramento das novas tecnologias, antes de aplicá-las na versão final.
Desta forma, o projeto possibilita que tais áreas possam ser incluídas no arcabouço legal do Sandbox para construção de soluções inovadoras. “Todas as pastas trabalham em torno do objetivo comum que é tornar Goiânia uma cidade inteligente, humana e acolhedora para todos”, conclui prefeito Rogério.