Goiás deve ter tempestade com trovoadas e ventos fortes no final de semana

Goiás deve ter chuva com trovoadas e vento forte

As chuvas e o frio vieram para ficar e devem se prolongar por todo final de semana, para a alegria de uns goianieses e tristeza de outros. Institutos como o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), Clima Tempo e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que neste sábado e domingo (24 e 25) o clima será fresco, com possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já o sol terá pouco protagonismo.

As pancadas de chuva ocorrem ao longo de todo o dia, porém, apenas à noite há risco real de trovoadas. Devido às condições climáticas, a temperatura no estado deve registrar mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar, por outro lado, deve variar entre 30 e 80%. Na capital não será diferente. A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 45 e 90%.

“As chuvas são uma combinação do calor e da umidade. Isso porque tivemos uma entrada de uma frente fria, que trouxe umidade da região norte. Combinada com aquele calor que estávamos vivendo no estado, resultou nestes núcleos de chuvas”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Tempestades podem ocorrer nas cidades do entorno. (Foto: Reprodução/Redes socias)

Atenção 

Ainda de acordo com André, a população do estado precisava ficar atenta às mudanças climáticas, visto que alguns municípios registraram fortes pancadas de chuva durante o decorrer da semana, como Valparaíso e Rio Verde. 

“Vamos ter chuvas em todas as regiões do estado, mas alguns municípios podem registrar tempestades. Essas tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios, podendo trazer transtornos à sociedade. Os moradores das cidades de Minaçu, Valparaíso, Cidade de Goiás , Jataí e Rio Verde devem ficar atentos às chuvas intensas”, concluiu.

Mapa do tempo. (Foto: Divulgação/Cimehgo)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp