Press "Enter" to skip to content

Cidades Goianas atingem 40º graus; entenda quais são

Última atualização 14/11/2023 | 16:13

Entre as seis unidades federativas atingidas pela forte onda de calor, Goiás tem sofrido com as altas temperaturas que vem surpreendendo os goianos desde o último fim de semana. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) divulgou uma relação das cidades brasileiras afetadas pelo fenômeno, entre elas, Aragarças e Itumbiara superaram a marca dos 40º graus.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas,(Cimehgo), André Amorim, a previsão é de que no decorrer da semana outra cidade goiana apresente essa condição elevada de calor. “Pode ser que cidades como Porangatu possa também chegar aos 40 graus”, disse.

Como surge uma onda de calor?

André explica que as ondas de calor acontecem quando as as chuvas entram em pausa após a formação de um sistema de alta pressão, funcionando como se fosse um bloqueio atmosférico que resulta na estabilidade das temperaturas que podem chegar a cinco graus. “Teremos incidência direta do sol que aquecerá o ar e a superfície, é como um forninho que volta a funcionar”, finaliza.

É recomendável evitar a exposição solar e manter a hidratação diariamente.