Press "Enter" to skip to content

Cientista político Pedro Araújo, analisa cenário pós-convenções

O especialista ressalta que tudo pode acontecer até outubro, já que ainda têm-se alguns meses de campanha

Pesquisas de intenções de voto revelam  um cenário estável da pré-cam­panha ao Governo de Goiás e marca o início do período eleitoral com um quadro de vitória para o senador Ro­naldo Caiado(DEM) no primeiro tur­no. As sondagens foram feitas após a realização das convenções, em que a base aliada e o candidato emedebista mostraram suas forças com alianças de última hora.

Em tese, as pesquisas segundo o cientista político Pedro Araújo, que em entrevista ao jornal Diário do Estado analisou o cenário atual já assimilam as movimentações dos pré-candidatos em suas alianças, que já estão totalmente fechadas. Em relação ao governador José Eliton e que seria o puxador de votos dos candidatos da situação. O pré-candidato Ronaldo Caia­do apresenta 39,8% das intenções de voto contra 12,5% de José Eliton e Daniel Vilela. Nas redes sociais, os números da pesquisa foram o assunto que dominou os debates dentre mi­litantes e especialistas. Da mesma forma, o especialista afirma que ambos usaram as redes como um meio de conseguir votos e ganhar popularidade, no caso daqueles que tem desvantagem no tempo de televisão.

Ao analisar a hipótese do senador Ronaldo Caiado vencer ainda no primeiro turno e o cenário conturbado na disputa ao Senado, com a aproximação de no­vos candidatos aos líderes Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSB), caso de Jorge Kajuru, que se firmou na segunda e terceira colocações, conforme as pesquisas. O especialista ressalta que tudo pode acontecer até outubro, já que ainda têm-se alguns meses de campanha.  A senadora Lúcia Vânia (PSB), uma das líderes da disputa ao Sena­do, diz que a população reconhece “seu trabalho”. Ela agradece os nú­meros e diz que está consciente de que poderá crescer ainda mais com o desenvolvimento da campanha. O senador Wilder Morais (DEM), por sua vez, comemora a liderança do amigo de legenda e parlamento Ronaldo Caiado e agra­dece os eleitores pelo seu desempe­nho: Wilder saiu de 1% para 12,1%, obtendo o maior crescimento den­tre os candidatos majoritários, in­clusive os governadoriáveis.