Cientista Rogério Cerqueira Leite falece aos 93 anos em Campinas

Cientista Rogério Cerqueira Leite morre aos 93 anos

Físico era professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM.

1 de 3 Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite, — Foto: Fernando Evans/DE

Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite, — Foto: Fernando
Evans/DE

O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu na madrugada deste domingo (1º), em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM), instituição do qual o físico era presidente de honra e ex-diretor geral.

Cerqueira Leite foi uma dos mais importantes físicos brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade que era professor-emérito.

Rogério Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, lamentou a morte do cientista

FORMAÇÃO

O físico era graduado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).

Reportagem em atualização

2 de 3 Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM — Foto: Divulgação/CNPEM

Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM — Foto: Divulgação/CNPEM

3 de 3 O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite — Foto: Divulgação/CNPEM

O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite — Foto: Divulgação/CNPEM

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ana Maria Braga se emociona com mensagem de Natal da filha: o poder da escrita à mão no fortalecimento de relações

Ana Maria Braga se emociona ao receber mensagem de Natal da filha: ‘é disso que a gente vive’

O poder da escrita à mão é algo que pode aproximar as pessoas e fortalecer as conexões afetivas. Mesmo em tempos de comunicação digital, uma simples carta escrita à mão pode se transformar em um gesto de afeto poderoso, capaz de estreitar laços e transmitir emoções genuínas. Ana Maria Braga, apresentadora do programa ‘Mais Você’, teve a oportunidade de experimentar essa conexão mais pessoal ao receber uma carta da filha Mariana Maffei neste Natal.

Heitor Moreira, repórter da EPTV, afiliada da Rede Globo, preparou uma surpresa especial para Ana Maria Braga, entregando-lhe não apenas a carta da filha, mas também um vídeo de uma amiga querida do tempo de escola. Esses gestos de afeto e carinho emocionaram a apresentadora, que enfatizou a importância das relações de amor e amizade ao longo da vida.

A linguista Pablo Faria destaca o valor da escrita à mão como uma forma de aproximar as pessoas, trazendo uma presença mais pessoal e romântica que muitas vezes falta na comunicação digital. A entrega de uma mensagem manuscrita em um bilhete ou cartão postal carrega consigo um afeto que permite uma maior proximidade entre os indivíduos, reforçando os laços afetivos.

Ao longo de sua vida, Ana Maria Braga manteve amizades de infância, como a de Maria Helena Vannuchi, que enviou um vídeo emocionado expressando orgulho e amor pela amizade construída ao longo dos anos. Essas conexões e memórias afetivas são essenciais para alimentar o espírito e trazer alegria, especialmente durante a época natalina.

O clima festivo do Natal convida as pessoas a se expressarem com honestidade, compartilhando seus sentimentos e emoções com aqueles que lhes são queridos. Ana Maria Braga reforça a importância de demonstrar amor e carinho através da vulnerabilidade e da sinceridade, destacando que a honestidade é o maior presente que alguém pode oferecer neste fim de ano.

Em tempos onde a tecnologia facilita a comunicação, a valorização de gestos simples como uma carta escrita à mão ou um vídeo emocionado se torna ainda mais significativa. Estreitar os laços afetivos, relembrar memórias e compartilhar emoções são a essência do verdadeiro espírito natalino, permitindo que as relações se fortaleçam e sejam celebradas com amor e carinho. Ana Maria Braga, ao receber esses gestos de afeto, reflete sobre a importância dessas conexões na construção de uma vida repleta de amor e boas lembranças.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp