Press "Enter" to skip to content

Cientistas descobrem que intestino das mulheres é maior que o dos homens

Última atualização 12/05/2023 | 17:20

Uma pesquisa reveladora identificou uma adaptação curiosa do organismo feminino. O intestino fino delas tem 30 centímetros a mais de comprimento comparado ao dos homens. A diferença entre os sexos também considera a variação entre as pessoas independente desse critério. O estudo publicado da North Carolina State University (NCSU) no periódico Peerj apontou ainda como a dieta afeta esse órgão.

 

De acordo com os cientistas, o intestino mais extenso permite que as mulheres absorvam melhor os nutrientes. A condição seria crucial para o público feminino. “Essa descoberta apoia a hipótese da canalização, que sugere que as mulheres são mais capazes de sobreviver durante períodos de estresse”, destaca a bióloga e coautora do estudo, Amanda Hale.

 

O tipo e frequência da ingestão de alimentos saudáveis causa reflexo na morfologia do intestino. Nas pessoas com a dieta com menos ultraprocessados, por exemplo, a víscera é mais granulosa. O aspecto mais liso foi identificado no grupo com maior consumo de grãos, fibras, vegetais, frutas e hortaliças.

 

“Se você está falando com quatro pessoas diferentes, é provável que todas tenham vísceras distintas, em termos de tamanho relativo dos órgãos que compõem esse sistema”, esclarece a ecologista da NCSU, Erin McKenney. A descoberta deve favorecer a personalização da dieta para aumentar a absorção dos nutrientes dos alimentos. 

 

Uma das causas do câncer de intestino é a alimentação pobre em fibras e rica em carnes vermelhas e carnes processadas. Um projeção do  Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica aumento de casos da doença no Brasil. A estimativa é de 45.630 novos casos entre 2023 e 2025.