Press "Enter" to skip to content

Cientistas encontram 85 planetas com temperatura adequada para a vida

Última atualização 27/01/2024 | 09:19

Astrônomos da NASA podem ter descoberto 85 novos sistemas com planetas na zona de temperatura ideal para sustentar a existência de vida. A descoberta pertence a uma colaboração internacional liderada por Hawthorne e publicada nesta quarta-feira, 25, nas notícias mensais da Sociedade Real de Astronomia.

O Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito (TESS) foi responsável pela identificação dos astros. Eles têm tamanhos similares a Júpiter, Saturno e Netuno.

A TESS coletou os dados por meio de sombras que geralmente passam em frente a uma estrela. Normalmente, o objeto é considerado um exoplaneta quando passa três vezes em frente à estrela e, assim, é determinado seu período de órbita. No entanto, os cientistas envolvidos na pesquisa analisaram sistemas com apenas duas passagens, indicando órbitas mais longas e, possivelmente, temperaturas mais amenas.

Exoplanetas

Os possíveis exoplanetas encontrados têm um período de órbita entre 20 e 700 dias, enquanto a maioria dos astros analisados pela TESS orbitam suas estrelas em 3 a 10 dias. Das descobertas, são 60 novas e 25 sistemas encontrados entre os dados da TESS por equipes independentes.

O pesquisador Faith Hawthorn, da Universidade de Warwick, contou que, nessa pesquisa, a equipe utilizou um algoritmo para analisar uma amostra de 1,4 milhões de estrelas. Após um processo ‘doloroso’, eles reduziram o número para 85 descobertas.