Cientistas encontram ovo com embrião de dinossauro extremamente preservado

Cientistas encontram

Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciaram, nesta terça (21), a descoberta de um ovo de dinossauro com um embrião dentro, perfeitamente conservado. Segundo os cientistas, o fóssil tem aproximadamente 72 a 66 milhões de anos e foi apelido como ”Baby Yingliang”.

O embrião foi descoberto na região de Ganzhou, no sul da China, e foi deixado, provavelmente por um dinossauro terópode desdentado, que geralmente são carnívoros ou omnívoros e bípedes. Os historiadores e cientistas acreditam que essa espécie tenha vagado pela Ásia e pela América do Norte durante sua existência.

Coautora da publicação na iScience e uma das pessoas que fez parte da descoberta, Fion Waisum Ma descreveu o fóssil como um dos mais preservados que já viu. “É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados”, disse a estudiosa à AFP.

De acordo com a pesquisa, o ”Baby Yingliang” tem cerca de 27 cm de comprimento da cabeça à cauda e, compactado, dentro de um ovo fossilizado alongado de 17 cm.

“Este embrião de dinossauro dentro de seu ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi. Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de passarinho enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros”, disse outro coator do projeto, professor de Paleontologia e Evolução na Universidade de Edimburgo, Steve Brusatte.

Além de Waisum Ma, outros pesquisadores da Universidade de Birmingham, China University of Geosciences, Pequim e paleontólogos de Edimburgo, participaram da missão e descoberta do embrião de dinossauro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp