Press "Enter" to skip to content

Cientistas que descobriram o vírus da hepatite C ganham Prêmio Nobel

Dois cientistas norte-americanos e um britânico venceram o Prêmio Nobel de Medicina de 2020 pelo trabalho na identificação do vírus da hepatite C, que causa cirrose e câncer de fígado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula em quase 70 milhões o número de infecções por hepatite C, que provoca 400 mil mortes por ano. O anúncio do prêmio foi feito nesta segunda-feira, 5.

As descobertas dos cientistas Harvey Alter, Charles Rice e do britânico Michael Houghton trazem esperança da erradicação completa do vírus da Hepatite C. Os três foram premiados por “sua contribuição decisiva na luta contra esta hepatite, um grande problema de saúde global”, disse a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia, em comunicado sobre o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, que equivale a US$ 1,1 milhão.

Tradicionalmente, o Nobel de Medicina é sempre o primeiro a ser anunciado. Os prêmios de Física, Química, Literatura e da Paz serão divulgados ao longo da semana. Por fim, o de Economia será anunciado na próxima segunda-feira, 12.

Devido a pandemia de covid-19, os vencedores deste ano serão convidados para comemorar juntamente com os que vencerem em 2021, considerando que a pandemia tenha arrefecido até lá.