Cine Cultura sedia a partir desta segunda a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Cine Cultura sedia a partir desta segunda a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos terá início nesta segunda-feira, 18 de março, com entrada gratuita. O evento, que acontece no Cine Cultura, exibirá 18 produções cinematográficas, acompanhadas de debates e oficinas.

Entre os dias 18 e 21 de março, o público poderá participar do evento que busca promover reflexões sobre questões sociais relevantes. A abertura será às 18h com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, seguida de uma homenagem ao cineasta às 19h30.

Além das projeções, haverá oficinas com educadores, abordando o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, realizadas no Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Goiânia, de 19 a 22 de março, das 14h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas através do link.

A Mostra contará com filmes que abordam temas como racismo, direitos das mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. Os programas são divididos em categorias como “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”, garantindo a representação de todas as regiões do país.

Após o evento presencial, a Mostra Difusão disponibilizará a programação online na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril.

A Mostra é realizada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com apoio do Ministério da Cultura (MinC). A produção geral é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local dos Câmpus Cidade de Goiás e de Goiânia, pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

Para mais informações sobre a Mostra, acesse as redes sociais do evento ou o site.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Youtuber fuma cinzas do pai com maconha: o último desejo honrado

Rosanna Pansino, ao lado de sua mãe e irmã, fumou as cinzas do pai morto com maconha. A youtuber explicou que foi um desejo dele. Rosanna relatou em seu podcast sobre o ato de fumar as cinzas do pai, conhecido como Papa Pizza, que faleceu há cinco anos. Ela explicou que era um desejo do patriarca e descreveu a participação da família na ação.

“Vamos honrar meu pai, Papa Pizza, cumprindo o seu desejo. Eu vou fumar meu pai morto. Vou fazer isso, minha mãe e irmã também vão, elas preferem fazer longe das câmeras. Mas a minha irmã talvez venha compartilhar histórias e memórias divertidas sobre o meu pai”, disse.

Rosanna relembrou que ele pediu para que plantassem maconha junto com suas cinzas. “Anos atrás, ele nos falou que gostaria que pegássemos suas cinzas, misturássemos ao solo e plantássemos maconha para fumá-lo. Tenho imagens nossas fazendo isso, foi bastante emocionante e especial, e estou grata por esses momentos honrando meu pai juntas”, relatou.

A mãe de Rosanna inicialmente estranhou o pedido, mas acabou concordando. “No início, minha mãe ficou hesitante. ‘Isso é meio hippie, as pessoas vão nos julgar’. Já faz cinco anos agora, pensamos ser a hora certa de fazer o que meu pai queria e o honrar do jeito dele”, completou. O vídeo foi publicado no YouTube e mostrou apenas Rosanna em frente à câmera, enquanto sua mãe e irmã estiveram ao lado.

“Perder meu pai, especialmente porque ele também era um dos meus melhores amigos, foi simplesmente diferente”, declarou.

Na sequência, ela explicou que o luto sempre estará com ela e falou sobre o cigarro. “Estava delicioso. Tinha um gosto muito bom”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos