Press "Enter" to skip to content

Cinema, religião e tradição: a história por trás da sexta-feira 13

Última atualização 13/01/2023 | 12:34

Todo mundo sabe que a sexta-feira 13 é uma data associada ao azar e ao terror. Mas por que isso acontece, e de onde surgiu? Pode não parecer, mas as origens da superstição remontam a séculos atrás, com influências da tradição, religião e, mais recentemente, o cinema. Até mesmo a figura de Jesus Cristo tem participação nesse mito.

As origens da sexta-feira 13

Os fãs de cinema, sobretudo do gênero de terror, com certeza conhecem o filme “Sexta-Feira 13”, de 1980. A obra deu origem a uma verdadeira saga com protagonismo do grande vilão Jason, um serial killer que costuma agir justamente na data em questão. Essa história ajudou a popularizar a fama de azar do dia, mas há origens mais antigas.

Na época de Jesus Cristo, acredita-se que morreu em uma sexta-feira. No dia anterior à sua crucificação, Ele se reuniu com os 12 discípulos na Última Ceia, totalizando 13 pessoas na mesa. Com isso, inclusive, nasceu a superstição de que dá azar ter uma refeição com 13 pessoas.

Além disso, ainda na questão religiosa, há uma lenda nórdica de quando Odin realizou um banquete com 12 divindades, totalizando 13 pessoas à mesa. Naquela ocasião, Loki, o Deus da Trapaça, revoltou-se por não ter recebido convite e causou confusão, culminando na morte de uma pessoa.

Na parte histórica, há uma outra justificativa. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o rei Felipe IV ordenou a perseguição e morte de membros da Ordem dos Templários, após não conseguir a filiação à ordem religiosa.