Cinemateca Brasileira na Zona Sul de SP tem princípio de incêndio por curto-circuito, mas acervo é preservado

cinemateca-brasileira-na-zona-sul-de-sp-tem-principio-de-incendio-por-curto-circuito2C-mas-acervo-e-preservado

A Cinemateca Brasileira, na Zona Sul de SP, registra princípio de incêndio após curto-circuito

Em nota, o Ministério da Cultura informou que o curto-circuito ocorreu no sistema de climatização, que ficou danificado; ninguém se feriu e o acervo está preservado.

A Cinemateca Brasileira, que fica na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, registrou um princípio de incêndio na tarde desta segunda-feira (24).

O incidente teve início por volta das 16h, após um curto-circuito em um componente do sistema de climatização em uma área isolada da instituição, segundo informou o Ministério da Cultura e Cinemateca em nota. Ninguém se feriu.

“Graças à pronta ação da Brigada de Incêndio da Cinemateca, devidamente treinada para esse tipo de ocorrência, o fogo foi imediatamente controlado, sem risco para o acervo audiovisual da instituição, que permanece intacto”, diz a nota.

O Ministério da Cultura ainda informou que o Corpo de Bombeiros, acionado no início da ocorrência, “procedeu com a ventilação de segurança para eliminar a fumaça tóxica dos ambientes afetados”.

“Todos os colaboradores e visitantes foram rapidamente evacuados, e não houve vítimas”.

LEIA TAMBÉM:

– ‘Tragédia anunciada’: os 5 incêndios que já consumiram a Cinemateca
– Entenda a crise da Cinemateca Brasileira, que já teve incêndio na sede, alagamento em galpão e funcionários sem salários

Ainda conforme o ministério, embora o acervo tenha sido preservado, o sistema de climatização, essencial para a conservação do acervo, foi danificado. Com isso, o órgão ressaltou que tomará todas as medidas necessárias para garantir a recuperação e substituição dos equipamentos.

“A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), responsável pela gestão da Cinemateca desde 2022, dará continuidade aos reparos, conforme aguardada liberação da perícia, para garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações”, afirmou.

E concluiu: “Destacamos que a Cinemateca Brasileira, o maior acervo audiovisual da América do Sul, é um centro de memória cultural fundamental para o Brasil, e sua manutenção é uma prioridade para o atual governo. Uma equipe do MinC visitará as instalações da instituição amanhã (25), para acompanhar a situação e assegurar que todas as ações necessárias sejam tomadas”.

INCÊNDIO EM 2016

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em SP

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp