Cinquenta famílias de Hidrolândia são sorteadas para receber casas a custo zero

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), já tem definidos os nomes das 50 famílias sorteadas que vão receber as primeiras casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em Hidrolândia. A lista de sorteados está disponível no site da Agehab. O sorteio, realizado nesta quinta-feira,20, também definiu a ordem de classificação no cadastro reserva de outras 341 famílias habilitadas para o sorteio no processo de inscrições.

A próxima etapa do processo consistirá no levantamento documental, por meio de visitas de equipes sociais, que vão verificar se as famílias sorteadas estão aptas a receber gratuitamente a moradia própria. “Entre os critérios analisados estão renda familiar de até um salário mínimo, nunca ter sido beneficiária de outro programa habitacional e não ter casa própria”, exemplifica o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Sem esconder a felicidade, a confeiteira Carla Lima de Oliveira, de 42 anos, comentou emocionada: “Esperei tanto, mais de 10 anos para chegar este dia. Não tenho nem palavras. Quando eu vi meu nome no telão, quase morri.” Carla diz que agora, além do sonho da casa própria, vai também realizar o de empreender. “Se Deus quiser, vou montar minha confeitaria no lugar que vai ser meu”, planeja.

O casal formado pela dona de casa Elivane Ferreira da Silva, 39 anos, e o serralheiro Elisandro Alves Damacena, 44, também comemorou quando viu o nome sorteado. “O coração tá pulando no peito. É muito importante ter nossa casa. A gente tem cinco filhos e é muito difícil morar de aluguel”, ressaltou Elivane, enquanto o marido, mais tímido, tentava conter a emoção. “É muita alegria. Coração tá chorando”, emendou.

O sorteio, realizado na Quadra Coberta do Bairro Nazaré, contou com a presença de autoridades, entre elas representantes de órgãos de controle e transparência, que puderam se certificar da lisura de todo o processo. O software utilizado na iniciativa, o Palladio Sors, é desenvolvido pela própria Agehab e passível de auditoria a qualquer momento.

O evento também foi transmitido pelas contas da Agehab no Facebook e no YouTube, nas quais está disponível permanentemente a íntegra da filmagem. Hidrolândia foi o primeiro de 30 municípios da primeira etapa do programa a realizar o sorteio. Na próxima semana, está previsto sorteio para o município de Santo Antônio do Descoberto.

A Agehab já está em processo de seleção das famílias em 23 municípios. No total, estão em construção 6 mil casas a custo zero em 130 municípios, somando-se as três etapas de execução das obras.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos