Press "Enter" to skip to content

Cinquenta famílias de Hidrolândia são sorteadas para receber casas a custo zero

Última atualização 21/04/2023 | 09:51

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), já tem definidos os nomes das 50 famílias sorteadas que vão receber as primeiras casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em Hidrolândia. A lista de sorteados está disponível no site da Agehab. O sorteio, realizado nesta quinta-feira,20, também definiu a ordem de classificação no cadastro reserva de outras 341 famílias habilitadas para o sorteio no processo de inscrições.

A próxima etapa do processo consistirá no levantamento documental, por meio de visitas de equipes sociais, que vão verificar se as famílias sorteadas estão aptas a receber gratuitamente a moradia própria. “Entre os critérios analisados estão renda familiar de até um salário mínimo, nunca ter sido beneficiária de outro programa habitacional e não ter casa própria”, exemplifica o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Sem esconder a felicidade, a confeiteira Carla Lima de Oliveira, de 42 anos, comentou emocionada: “Esperei tanto, mais de 10 anos para chegar este dia. Não tenho nem palavras. Quando eu vi meu nome no telão, quase morri.” Carla diz que agora, além do sonho da casa própria, vai também realizar o de empreender. “Se Deus quiser, vou montar minha confeitaria no lugar que vai ser meu”, planeja.

O casal formado pela dona de casa Elivane Ferreira da Silva, 39 anos, e o serralheiro Elisandro Alves Damacena, 44, também comemorou quando viu o nome sorteado. “O coração tá pulando no peito. É muito importante ter nossa casa. A gente tem cinco filhos e é muito difícil morar de aluguel”, ressaltou Elivane, enquanto o marido, mais tímido, tentava conter a emoção. “É muita alegria. Coração tá chorando”, emendou.

O sorteio, realizado na Quadra Coberta do Bairro Nazaré, contou com a presença de autoridades, entre elas representantes de órgãos de controle e transparência, que puderam se certificar da lisura de todo o processo. O software utilizado na iniciativa, o Palladio Sors, é desenvolvido pela própria Agehab e passível de auditoria a qualquer momento.

O evento também foi transmitido pelas contas da Agehab no Facebook e no YouTube, nas quais está disponível permanentemente a íntegra da filmagem. Hidrolândia foi o primeiro de 30 municípios da primeira etapa do programa a realizar o sorteio. Na próxima semana, está previsto sorteio para o município de Santo Antônio do Descoberto.

A Agehab já está em processo de seleção das famílias em 23 municípios. No total, estão em construção 6 mil casas a custo zero em 130 municípios, somando-se as três etapas de execução das obras.