Press "Enter" to skip to content

Circo Laheto é destaque do Criança Esperança e atende estudantes da Prefeitura de Goiânia

Última atualização 09/08/2023 | 13:37

O Circo Laheto, organização civil conveniada com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), é um dos projetos apoiados pelo Criança Esperança, da Rede Globo, em 2023. O projeto “Arte, Circo e Cidadania” atende 150 crianças e adolescentes matriculados em escolas localizadas próximas à região das instalações do circo, que fica situado no Jardim Goiás.

Com 30 anos de existência, o Circo Laheto mantém convênio com o município desde 2008. Os estudantes que integram o projeto participam, no contra turno escolar, de aulas que exploram técnicas circenses, como oficinas de pernas de pau, malabares e acrobacias.

Além das oficinas circenses, eles participam de atividades de reforço escolar, com incentivo à leitura e escrita. Os estudantes que participam do projeto social recebem lanche e têm acesso a transporte gratuito para participar das atividades.

Destaque nacional

Na última semana, o projeto foi destaque do programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman. A matéria abordou a importância do projeto. “Vários jovens que passaram pelo projeto se fortaleceram através da formação circense, do teatro e de tudo que acreditamos e oferecemos”, afirma Maneco Maracá, diretor do Circo Laheto.

De acordo com Seluta Rodrigues, coordenadora do projeto, mais do que ensinar técnicas circenses, o Laheto é um local de acolhida que possibilita o exercício da cidadania e convivência comunitária. “O apoio do Criança Esperança vai permitir trabalhar ainda mais conteúdos escolares por meio da arte. Nosso objetivo é formar cidadãos pensantes e conscientes de seus direitos e deveres. O Circo permite a realização de sonhos e impulsiona descobertas”, destaca Seluta.

Parceria com a SME

São atendidos estudantes das escolas municipais Bárbara de Souza Morais e João Clarimundo de Oliveira. No acordo de cooperação com o município, a SME disponibiliza dois professores com graduação em pedagogia para atuar no projeto e o Circo conta com quatro arte-educadores especializados em artes circenses e outros profissionais.

Para o secretário de Educação da capital, Rodrigo Caldas, parcerias como essa são importantes para a comunidade escolar. “Eles conhecem novas possibilidades, despertam o potencial criativo, cultural e de motricidade, além da socialização, fundamental para o desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes”, pontua.

Ao longo do ano, os estudantes do Lahetô realizam espetáculos e apresentam à comunidade aquilo que aprendem nas oficinas. Com a participação no Criança Esperança, projeto vai fortalecer o trabalho de educação, inclusão social e desenvolvimento humano.