Jornal Diário do Estado

Circuito Centro-Oeste de Parapente movimenta turismo em Jandaia e região

Competição começa nesta quinta-feira e segue até domingo. Evento reúne melhores pilotos da modalidade para formação de ranking nacional

Os 100 melhores pilotos de vários estados brasileiros estarão reunidos, a partir desta quinta-feira, 20, em Jandaia, no Sul goiano, para a primeira etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente. Com patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), o evento segue até domingo, 23, com o objetivo de formar o ranking dos pilotos que irão participar das competições estaduais e do campeonato brasileiro da modalidade. Paralelamente, a rampa de Jandaia sedia a Copa Cia do Vento, conhecida como “Copinha”, com 50 atletas amadores.

A competição deve movimentar toda a cadeia produtiva do turismo da região e para envolver a população da cidade e de municípios vizinhos, os organizadores montaram uma Feira Gastronômica no Lago Municipal, onde os produtores locais irão expor e comercializar seus produtos. O local receberá ainda apresentações culturais.

Durante o evento, os pilotos promoverão ações sociais, como palestras nas escolas sobre preservação do meio ambiente e turismo, doação de alimentos e distribuição de sementes de árvores nativas do Cerrado. A etapa final do Circuito Centro-Oeste de Parapente será realizada entre os dias 7 e 11 de junho, em Formosa, no Sudeste goiano, juntamente com a 9ª Copa Cia do Vento e a Copa Brasil Sport de Parapente.

Referência

Em função das condições naturais favoráveis, cidades como Jandaia, Jaraguá, Formosa e Iporá são procuradas durante o ano todo por atletas para a prática de voo livre. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado é referência nacional no turismo de esportes de aventura e o segmento fomenta a economia dos municípios goianos. “Os campeonatos deixam um legado de investimentos em infraestrutura para as rampas de voo livre no estado que ficarão operantes durante todo o ano”, acrescentou.

Segundo um dos organizadores do circuito, Daniel Rodrigues de Carvalho Vasconcelos, o apoio do Governo de Goiás é fundamental para o crescimento da modalidade e divulgação do potencial do estado. “Desde 2022, quando recebemos incentivo da Goiás Turismo, a procura aumentou 240%. Hoje, o Brasil inteiro está de olho na gente”, comemorou.