Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás

O Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás neste sábado,17, e domingo,18, . A festa atrai milhares de turistas e admiradores da cultura popular, que acompanham as disputas entre os cavaleiros em um campo aberto, ao som de uma banda centenária.

O Circuito das Cavalhadas 2023, uma das manifestações culturais mais tradicionais de Goiás, está sendo realizado em 15 municípios goianos, entre maio e outubro, com investimento estadual de R$ 3 milhões por meio do Governo de Goiás, com iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Goiás Social. O evento visa fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes.

Milhares de pessoas são esperados para os festejos que fazem parte da história do município desde 1850. Naquele ano, a festa foi realizada pelo padre Silvestre Alvares da Silva, da Paróquia de Jaraguá, que pertencia ao arraial de São Francisco das Chagas. As Cavalhadas de São Francisco começam com as embaixadas do Rei Cristão propondo uma saída diplomática para o conflito ao Rei Mouro. Dessa forma, ele oferece dinheiro e a mão de sua filha em casamento ao rei mouro, pois os cristãos não queriam a guerra. No entanto, os mouros não aceitam a proposta de paz e desafiam o Rei Cristão.

Assim, as Cavalhadas englobam a encenação dessa batalha e as carreiras, onde cada cavaleiro sai pela cidade em direção ao campo carregando uma lança, uma espada ou uma garrucha, simbolizando as sangrentas lutas. Após muitas carreiras de combate, os cristãos prendem os mouros, que recebem o batismo cristão.

Circuito das Cavalhadas

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne os municípios de Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Crixás, Posse, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem. Este ano foram transferidos R$ 3 milhões de recursos estaduais para estas cidades para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos