Jornal Diário do Estado

Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás

Cidade encena a batalha entre mouros e cristãos neste sábado ,17,domingo,18,

O Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás neste sábado,17, e domingo,18, . A festa atrai milhares de turistas e admiradores da cultura popular, que acompanham as disputas entre os cavaleiros em um campo aberto, ao som de uma banda centenária.

O Circuito das Cavalhadas 2023, uma das manifestações culturais mais tradicionais de Goiás, está sendo realizado em 15 municípios goianos, entre maio e outubro, com investimento estadual de R$ 3 milhões por meio do Governo de Goiás, com iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Goiás Social. O evento visa fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes.

Milhares de pessoas são esperados para os festejos que fazem parte da história do município desde 1850. Naquele ano, a festa foi realizada pelo padre Silvestre Alvares da Silva, da Paróquia de Jaraguá, que pertencia ao arraial de São Francisco das Chagas. As Cavalhadas de São Francisco começam com as embaixadas do Rei Cristão propondo uma saída diplomática para o conflito ao Rei Mouro. Dessa forma, ele oferece dinheiro e a mão de sua filha em casamento ao rei mouro, pois os cristãos não queriam a guerra. No entanto, os mouros não aceitam a proposta de paz e desafiam o Rei Cristão.

Assim, as Cavalhadas englobam a encenação dessa batalha e as carreiras, onde cada cavaleiro sai pela cidade em direção ao campo carregando uma lança, uma espada ou uma garrucha, simbolizando as sangrentas lutas. Após muitas carreiras de combate, os cristãos prendem os mouros, que recebem o batismo cristão.

Circuito das Cavalhadas

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne os municípios de Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Crixás, Posse, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem. Este ano foram transferidos R$ 3 milhões de recursos estaduais para estas cidades para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.