Circuito Gastronômico chega à cidade de Goiás

Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, carrega história em cada canto e ruas de pedras

A cidade de Goiás recebe, de quarta-feira (6) a domingo (10), o Festival Gastronômico. A abertura oficial será às 19 h, com a presença de autoridades municipais e estaduais, no Quartel do 20. Às 20 h, no mesmo local, começa o Festim.

O Circuito Gastronômico Goiás 2017 realiza dez festas em diferentes cidades até dezembro. A gastronomia é um dos pratos principais do turismo. Com os festivais, a culinária se tornou um diferencial para vários destinos de Goiás, incrementando ainda ganhos culturais, sociais e econômicos.

O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a cozinha goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos nos municípios com vocação. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”. Ele afirmou que o Circuito Gastronômico é inovador e prometeu para este ano a realização de um dos festivais mais bonitos do Estado.

Programação
No feriado da Independência, dia 7, as apresentações começam às 16 horas, com a aula-show das Mulheres Coralinas. Às 17h15, é a vez de Juscely Rodrigues, e às 18h30, Fabiana Couto. São três chefs a cada dia, sempre nesses horários.

Na sexta-feira, dia 8, as aulas-show são com Nayana Caetano, Juliana Barroso e Thiago Medeiros. Para o sábado, temos Aluísio Godinho, a dupla Marcus Costa e Monick Braga e Janaína Rueda. Cada chef demonstra o preparo da comida, explica o processo de criação do prato e delicia a plateia, em uma sessão de degustação. Todas as noites têm atrações culturais a partir das 20 horas.

No domingo, dia 10, os horários são diferentes: às 10 horas, começa a Oficina Kids e a partir do meio-dia vai ser servida a tradicional Comida de Folia para todos que quiserem.

Circuito Gastronômico Goiás 2017
São Simão abriu o Circuito Gastronômico Goiás 2017, seguido pelo TerêOxente, em Terezópolis de Goiás, em abril. Em junho, foi realizado o festival de Nova Veneza. Agora é a vez da cidade de Goiás, que sedia a festa de 7 a 10 de setembro. Depois vem Pirenópolis, de 14 a 17 de setembro; Caldas Novas, de 12 a 15 de outubro; Luís Alves, 2 a 5 de novembro; Goiânia, 16 a 19 de novembro; e Trindade, de 30 de novembro a 2 dezembro. Alto Paraíso, de 14 a 17 de dezembro, encerra o Circuito.

Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Os produtos da terra, misturados com arte e feitos no fogão de lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e as castanhas do Cerrado exalam aromas que chamam a atenção e encantam.

O Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. Pesquisa mostra que 87% dos participantes do evento na cidade de Goiás pretendem voltar. O visitante fica cerca de três dias no evento e desembolsa mais de R$ 400. Goiás está preparada para receber um grande público, que aproveita o 7 de setembro para desfrutar das belezas da Serra Dourada, do Rio Vermelho, da história e da arquitetura da cidade, que se abre para o Festival Gastronômico.

“O Governo de Goiás reconhece a importância da gastronomia para gerar laços e em seu potencial para criar oportunidades de desenvolvimento. Nos orgulhamos dos chefes de cozinha e colaboradores que, ao longo do tempo, se aprimoraram e transformaram nossa gastronomia em uma das mais qualificadas do Brasil e do mundo”, afirmou o governador Marconi Perillo no lançamento do Circuito Gastronômico Goiás 2017.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos