Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025 começa em Cabo Verde, MG: Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. Confira as datas!

circuito-mineiro-da-cafeicultura-2025-comeca-em-cabo-verde2C-mg3A-sustentabilidade-e-mudancas-climaticas.-confira-as-datas

Circuito Mineiro da Cafeicultura, que vai passar por 22 cidades em 2025, começa nesta quinta em Cabo Verde, MG

O tema principal do circuito este ano será “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”.

Começa nesta quinta-feira (3) em Cabo Verde (MG) o Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025. A série de eventos técnicos, promovida pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, será realizada até o mês de novembro em 22 municípios produtores de café do Sul de Minas. O tema principal do circuito este ano será “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”.

A primeira etapa do circuito será realizada na Associação Esportiva Cabo Verde (Rua Prefeito Francisco de Souza, 52), a partir de 13h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 13 horas.

A primeira palestra do dia será “Mudanças Climáticas x Adaptações no Manejo do Cafezal”, com o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG em Alfenas, Kleso Silva Franco Júnior.

A segunda etapa do Circuito Mineiro da Cafeicultura será, no dia 10 de abril, em Nova Resende. Em abril, também vão acontecer eventos nos municípios de Campo Belo (dia 24) e em Paraguaçu (dia 25).

A proposta do circuito é reunir todos os representantes da cadeia produtiva do café (produtores, traders, comerciantes e cooperativas) para uma troca de informações técnicas.

“O setor vive um momento complicado. Os preços do café subiram, porque os agricultores não têm produto para oferecer, devido às dificuldades enfrentadas nos anos anteriores e que ainda persistem, como as questões climáticas adversas, a falta de mão-de-obra no campo e a alta nos custos de produção (inflação). Todos os profissionais da área têm enormes desafios e é importante se informar como ocorre no circuito”, disse o gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri.

ETAPAS DO CIRCUITO MINEIRO DA CAFEICULTURA 2025:

ABRIL

– Dia 3 – Cabo Verde
– Dia 10 – Nova Resende
– Dia 24 – Campo Belo
– Dia 25 – Paraguaçu

Maio, junho e julho – Não haverá eventos em razão do período de colheita do café.

AGOSTO

– Dia 28 – Alterosa

SETEMBRO

– Dia 04 – Santo Antônio do Amparo
– Dia 10 – São Bento Abade
– Dia 12 – Delfinópolis
– Dia 17 – Lavras
– Dia 18 – Carvalhópolis
– Dia 25 – Perdões

OUTUBRO

– Dia 02 – Guaxupé
– Dia 08 – São Sebastião da Bela Vista
– Dia 09 – Cambuquira
– Dia 10 – Lambari
– Dia 22 – São Pedro da União
– Dia 23 – Campo do Meio
– Dia 30 – Campanha
– Dia 31 – Vargem Bonita

NOVEMBRO

– Dia 05 – Santa Rita do Sapucaí
– Dia 19 – Ilicínea
– Dia 26 – São José da Barra

Veja mais notícias da região no Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp