Cirurgias canceladas no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO)

O D.E entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para esclarecer informações sobre as cirurgias que foram canceladas. Foram 18 cirurgias suspensas e ainda não tem previsão para reagendamento, entretanto, a Secretaria divulgou uma nota esclarecendo os eventuais contratempos. Com relação aos insumos, o que foi repassado é que estão faltando apenas para as cirurgias marcadas. Segundo o atendente da Secretaria Estadual de Saúde, Zé Carlos, a nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) pode tirar algumas dúvidas referente ao funcionamento do HUGO (Hospital de Urgências de Goiânia).

Nota oficial e informações complementares da SES

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que o problema de desabastecimento é pontual no Hugo, e não afetou os serviços de urgência e emergência.  Como se trata de uma unidade de grande porte, o Hugo sofreu maior impacto dos reflexos do desabastecimento, mas a Secretaria está trabalhando para a normalização dos estoques e reagendamento de cirurgias nos próximos dias.

A partir de hoje, 7, os agendamentos de procedimentos cirúrgicos eletivos inclusive do Terceiro Turno, que desde 23 de abril realizou 355 cirurgias eletivas, estão sendo retomados nos hospitais estaduais. Os agendamentos abrangidos pelo efeito da portaria 515 -relativa ao momento de crise e revogada ontem (06/06) – são dos casos eletivos, aqueles em que o paciente pode aguardar e não dos atendimentos de urgência e emergência, que não foram afetados em nenhuma das unidades.

E com relação a cirurgias eletivas, todo o esforço do governo estadual tem sido o de abreviar a espera das pessoas pelo atendimento, por isso mesmo foi lançado o programa Terceiro Turno. A Secretaria está trabalhando pela normalidade o mais rápido possível.

[lockercat]Add locked content here[/lockercat]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp