Clássico de Machado de Assis viraliza no TikTok e lidera na Amazon; entenda

Machado de Assis, ícone da literatura brasileira

Um dos maiores clássico da literatura brasileira caiu no gosto dos gringos e está fazendo o maior sucesso. O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, alcançou o primeiro lugar nas vendas da Amazon, na categoria de literatura latino-americana e caribenha. A edição em destaque é a da Penguin Classics, traduzida por Flora Thomson-DeVaux. O ranking da Amazon ainda traz O Idiota, do russo Fyodor Dostoyevsky, em segundo lugar, e O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel Garcia Marquez, em terceiro.

O “gatilho” para que Memórias Póstumas de Brás Cubas fosse lançado para o topo das vendas foi a resenha positiva da influenciadora americana Courtney Henning Novak viralizar no TikTok. “Eu absolutamente amei Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Seriamente, este é provavelmente meu novo livro favorito. Eu vou definitivamente ler mais livros desse autor e mais literatura brasileira”, afirmou Courtney em seu post.

Veja o vídeo

Professora de literatura brasileira do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Andréa Sirihal Werkema destacou a importância de Machado de Assis na literatura. A professora também ressaltou que Courtney Henning Novak não é a primeira leitora de língua inglesa a se impressionar com Memórias Póstumas. Andréa destacou a qualidade da tradução que contribuiu para o sucesso da obra no exterior.

“Machado de Assis é talvez o maior escritor brasileiro. Ele é um escritor do século 19 e é formado num ponto de vista oitocentista. Noventa por cento dos seus escritos são sempre baseados na realidade nacional de sua época”, diz. Ele é um grande conhecedor do que acontece no Brasil durante os anos em que ele viveu. Além de ser um intelectual e erudito, ele era um homem muito atento a tudo o que acontecia no Brasil naquele momento”, explicou Andréa.

Ainda segundo a especialista, Machado deveria ser mais conhecido, mas a barreira da língua é um empecilho. “Não temos um autor que seja tão universal quanto o Machado pelos temas que ele trabalha, pela capacidade que ele tem de mobilizar todo um patrimônio literário que aparece na sua obra, com citações a inúmeros outros autores. Ele permanece com muito frescor. Ele é um escritor negro num país que escravizava pessoas negras e, apesar disso tudo, conseguiu vir a ser nosso grande representante literário e espantar as pessoas até hoje”, completou Andréa. (**Com Agência Brasil)

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Spotify divulga as músicas mais ouvidas de 2024; funk quebra domínio do sertanejo no Brasil

O Spotify revelou nesta quarta-feira, 14, as listas com os artistas, músicas e álbuns mais ouvidos de 2024. Taylor Swift manteve sua posição como a artista mais escutada no mundo pelo segundo ano consecutivo, enquanto, no Brasil, Henrique & Juliano lideraram entre os artistas mais populares.

Taylor também conquistou o topo da lista global de álbuns mais reproduzidos com “The Tortured Poets Department: The Anthology”. No Brasil, entretanto, o funk teve um papel de destaque, desbancando o sertanejo em algumas categorias.

Destaques Globais

Entre os artistas mais ouvidos no mundo, além de Taylor Swift, aparecem The Weeknd, Bad Bunny, Drake e Billie Eilish. Já na lista de músicas mais reproduzidas globalmente, Sabrina Carpenter liderou com “Espresso”, seguida por Benson Boone, Billie Eilish, FloyyMenor e Cris Mj, e Teddy Swims.

Domínio do Funk no Brasil

No cenário nacional, Henrique & Juliano se destacaram como os artistas mais ouvidos, mas o funk dominou o Top 5, com MC Ryan SP, Mc IG e MC PH ocupando posições de destaque ao lado de Ana Castela.

Entre as músicas, “The Box Medley Funk 2”, um sucesso que reuniu artistas como Mc Brinquedo e MC Cebezinho, conquistou o primeiro lugar. Já Zé Neto & Cristiano garantiram o segundo lugar com “Barulho Do Foguete – Ao Vivo”. O Top 5 ainda contou com faixas de Felipe e Rodrigo, DJ Topo e uma colaboração entre grandes nomes do funk, como Mc IG e MC Ryan SP.

Embora o funk tenha assumido a liderança entre as músicas mais ouvidas, o sertanejo continuou dominante na lista de álbuns mais reproduzidos, ocupando quatro das cinco primeiras posições. Henrique & Juliano lideraram com “To Be (Ao Vivo Em Brasília)”, seguidos por trabalhos de Lauana Prado e Zé Neto & Cristiano.

Playlists Mais Populares no Brasil

As playlists mais ouvidas no país refletiram a preferência do público por sertanejo e funk. O Top 5 incluiu “Top Brasil”, “Esquenta Sertanejo”, “Funk Hits”, “Pagodeira” e “Potência Sertaneja”.

O ano de 2024 mostrou um cenário musical diversificado, com o funk ganhando força e se estabelecendo como um dos gêneros preferidos dos brasileiros, enquanto artistas globais, como Taylor Swift, seguem no topo das paradas internacionais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp