O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, conhecido como Galo e Raposa, marca mais um capítulo na história da Copa do Brasil. Com dois confrontos anteriores no torneio, cada uma das equipes levou a melhor em uma ocasião. O sorteio da competição colocou os rivais frente a frente mais uma vez, em busca de uma vaga na semifinal. Será o terceiro embate entre eles na competição, com a expectativa de muita rivalidade e emoção.
A primeira vez que se enfrentaram na Copa do Brasil foi na final de 2014. O Atlético venceu como mandante, por 2 a 0, e como visitante, por 1 a 0, conquistando assim o título pela primeira vez em sua história. O reencontro aconteceu em 2019, nas quartas de final, com o Cruzeiro levando a melhor no confronto. O time celeste venceu por 3 a 0 no Mineirão e avançou para as semifinais, onde foi eliminado pelo Internacional.
O Atlético-MG está em busca do seu terceiro título na Copa do Brasil, tendo conquistado o troféu em 2021 com destaque para Hulk. Já o Cruzeiro, recordista de taças na competição, venceu em seis ocasiões, sendo a última em 2018. Além dos duelos na Copa do Brasil, Galo e Raposa também protagonizaram confrontos em mata-matas do Campeonato Brasileiro.
No século passado, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram duas vezes em duelos eliminatórios no Brasileirão. Em 1986, o Galo levou a melhor nas quartas de final, avançando por ter feito melhor campanha na fase classificatória. Já em 1999, novamente o Atlético venceu os confrontos, passando pelo Vitória na semifinal, mas perdendo o título para o Corinthians na decisão.
Além dos duelos nacionais, Atlético-MG e Cruzeiro também se enfrentaram em uma semifinal internacional. Na Copa Ouro de 1993, em jogo único, o Atlético venceu nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal, garantindo a vaga na final. O clássico entre Galo e Raposa é sempre recheado de rivalidade e emoção, com cada partida sendo um espetáculo à parte para os torcedores apaixonados.