Press "Enter" to skip to content

Clássicos do terror: cinco filmes apavorantes para curtir o Halloween

Última atualização 29/10/2018 | 13:02

Em comemoração ao Halloween ou, para nós brasileiros, o Dia das Bruxas. A Redação D.E. aproveitou esse clima de terror, suspense e mistério e, preparou uma lista com cinco filmes de terror que marcaram época para matar um pouco da nostalgia dos nossos leitores.

Confira os clássicos escolhidos por nós para você fazer uma maratona de filmes com aquela pipoca e muito chocolate.

O Exorcista (1973)

A história do filme gira em torno de como uma menina de 12 anos foi possuída por um demônio e os esforços de sua mãe e dos padres Merrin e Karras para expulsarem a entidade maligna de seu corpo. O longa metragem foi um dos marcos do cinema mundial por estar repleto de efeitos visuais que buscavam tornar ainda mais reais os fatos narrados, além dos grandes momentos de tensão presentes no terror sobrenatural escrito por William Peter Blatty e dirigido por  William Friedkin. O filme recebeu dois Oscars, quatro Globos de Ouro e entrou no hall dos melhores filmes da história do cinema.

O Exorcista (1973) – Filme narra história de uma garota de 12 anos possuída por um demônio e a luta de sua mãe e dois padres para salvar a protagonista. / Foto: Reprodução.

 

Brinquedo Assassino (1988)

Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da sua mãe. O menino tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas. Mas o boneco está realmente interessado é no garoto, pois só no corpo dele poderá continuar vivo, e isto coloca a criança em grande perigo. O filme foi dirigido por Tom Holland e lançado nos Estados Unidos em 9 de novembro de 1988.

O longa ganhou 6 sequências: Brinquedo Assassino 2 (1990); Brinquedo Assassino 3 (1991); A Noiva de Chucky (1998); Semente de Chucky (2004); Maldição de Chucky (2013); e Culto de Chucky, de 2017. É o único filme da série a ser lançado pela United Artists (em 1990 os direitos do filme foram vendidos a Universal).

 

Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. / Foto: Reprodução.

 

O Sexto Sentido (1999)

Quem não se lembra da famosa frase Eu vejo pessoas mortas? Quando o psicólogo Malcolm Crowe, interpretado por Bruce Willis, tenta ajudar ao pequeno Cole, acaba descobrindo que há mais mistérios entre o céu e a terra que a sua vã filosofia. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos. O Sexto Sentido, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan é um dos maiores clássicos do gênero e foi nomeado a seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

 

Crowe, tenta ajudar ao pequeno Cole, acaba descobrindo que há mais mistérios entre o céu e a terra que a sua vã filosofia. / Foto: Reprodução.

 

Os Outros (2001)

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram. O filme de suspense hispano-franco-norte-americano-italiano foi realizado pelo diretor Alejandro Amenábar.

Os outros (2001) – Grace faz de tudo para proteger seus dois filhos da luz do sol devido a uma doença rara que os meninos tem, mas algo dá errado. / Foto: Reprodução.

 

O Chamado (2002)

Quem nunca se assustou com a Samara (a garota do poço), ou com o telefone tocando depois de assistir O Chamado?O filme conta a história da repórter Rachel Keller que decide investigar a estranha morte da sobrinha e descobre que pessoas estão morrendo uma semana depois que assistem a uma fita VHS. O problema é que ela também assiste à fita, aí começa uma corrida contra o tempo para reverter a maldição. O filme estadunidense de terror psicológico foi  lançado em 2002, com direção de Gore Verbinski, roteiro de Ehren Kruger e trilha sonora de Hans Zimmer. Por consequência, assim como a maioria das produções do gênero, o filme ganhou a sequência O Chamado 2 (2005), dando continuidade a mesma trama. Por mais de uma década a saga de Samara na tela grande foi abandonada, para retornar apenas em 2017, com seu terceiro episódio, O Chamado 3 (2017).

 

A repórter Rachel Keller decide investigar a estranha morte da sobrinha e descobre que pessoas estão morrendo uma semana depois que assistem a uma fita VHS. / Foto: Reprodução.