Press "Enter" to skip to content

Classificação, críticas e lançamento: saiba tudo sobre o filme da Barbie

Última atualização 20/07/2023 | 08:32

O filme da Barbie chega ao Brasil nesta quinta-feira, 20, e tem gerado forte expectativa no público de todas as idades. A produção live-action mais esperada para o ano de 2023 traz Margot Robbie e Ryan Gosling como protagonistas e um marketing pesado.

A repercussão da campanha de marketing para o filme é um dos fatores que mais chama atenção dentro e fora dos estúdios. Durante as gravações, Margot Robbie, que dá vida a boneca, obrigava a equipe a vestir rosa, sob pena de multa. A protagonista dizia que todos deveriam vestir peças cor-de-rosa uma vez por semana no set de gravação. “Se você não vestisse, era multado. Ela arrecadava o dinheiro das multas e doava para a caridade”, diz Ryan Gosling, que interpretará o Ken.

O ator ainda diz que foi legal ver a empolgação dos homens da equipe. “Quando as gravações terminaram, eles se juntaram e, com seu próprio dinheiro, fizeram camisetas cor-de-rosa com franjas e arco-íris. Foi o jeito que eles encontraram de mostrar sua admiração e respeito a Margot e Greta Gerwing, a diretora do filme”, conta.

Classificação e proibição

Entretanto, apesar de ser a boneca mais famosa do mundo, principalmente entre o público infantil, o filme tem classificação etária para idade igual ou superior a 12 anos.

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) divulgou, antes do lançamento nos cinemas, a classificação do filme e essa pode ser uma restrição que frustrou o público. Segundo o Conar, a produção tem cenas impróprias como ações violentas e linguagem de teor adulto. Inclusive, o trailer de Barbie teve a exibição interrompida pelo órgão nas salas de cinema pois mostra a protagonista usando o clássico maiô preto e branco.

A cena inspirada no filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” também mostra crianças quebrando a cabeça de brinquedos. Com isso, o Conar explica que o trailer viola a Seção 11 do Artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, já que as imagens trazem cenas de “não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”.

No dia 11 de julho, o Conar voltou atrás na decisão e suspendeu a restrição de idade sobre o trailer, após uma empresa responsável anunciar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública ter aplicado classificação etária livre, tanto para o filme quanto para o trailer.

Ainda assim o filme foi banido no Vietnã por não agradar o governo local. O trailer mostrou regiões do mar do sul do país como áreas que pertencem a China. Essas áreas são de desejo de controle total do governo chinês sobre a região por possuir fundos de reservas de Petróleo.

Críticas

A maior parte das críticas colocam Barbie como um dos principais lançamentos de 2023. O portal Omelete criticou o filme como uma produção com “comentários afiadíssimos e inteligentes sobre a dinâmica entre homens e mulheres ao longo dos tempos”. Além disso, definiram o enredo como divertido e com um humor que “passeia entre a acidez e a inocência, mas que emociona com a jornada existencial de seus protagonistas”.

Sucesso de bilheteria

A bilheteria para assistir ao filme já quebrou records na pré-venda pelo Ingresso.com, definindo a produção como a maior pré-venda da Warner Bros. no Brasil. O anúncio foi feito pelo próprio estúdio por meio das redes sociais.

Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da Capital, o longa já ocupou quase 70% das cadeiras disponíveis para as primeiras sessões de cada cinema. Juntando os dois municípios, são totalizados 11 cinemas e todos estão com 17 sessões do filme, com mais de 2,8 mil poltronas, sendo que 1,9 mil já foram ocupadas, conforme levantamento do G1.

Sinopse

O filme da Barbie mostra Margot Robbie como protagonista sendo expulsa da cidade cor-de-rosa, chamada de Barbielândia, por ter perdido sua perfeição. Com isso, Barbie parte em uma jornada para o mundo real, acompanhada de Ken, interpretado por Ryan Gosling, onde vivem vários desafios e dificuldades que pessoas normais passam.

O longa aborda assuntos importantes no mundo atual como feminismo, crise de identidade e autoaceitação, além de uma critica a sociedade contemporânea sobre o comportamento das mulheres.