Projeto vai levar música popular instrumental a comunidades de Petrolina
O grupo ‘Clave Árido’ lança nesta sexta (16) o projeto ‘MPB nas Comunidades de Petrolina’. Os músicos vão levar o espetáculo ‘Do Mar ao Sertão’, a espaços públicos, como instituições de ensino e lazer do município.
Começa nesta sexta-feira (16) o projeto ‘MPB nas comunidades de Petrolina’, no Sertão de Pernambuco, do grupo de música popular instrumental ‘Clave Árido’. Os shows têm como proposta mesclar músicas conhecidas do cancioneiro nacional, cujos músicos vão levar o espetáculo ‘Do Mar ao Sertão’, a espaços públicos, principalmente instituições de ensino e lazer do município.
A produção e o roteiro do show do grupo, formado em 2024 por um quarteto de alunos de Licenciatura em Música do IFSertãoPE, tem caráter pedagógico. O objetivo das apresentações é levar para o público de diversas gerações, um pouco da história da tradicional MPB desde o início do século XX com criações de Chiquinha Gonzaga até a atualidade. Pontuando, assim, os movimentos musicais nascidos em suas décadas específicas e que fazem parte da história da cultura brasileira.
Com arranjos instrumentais sob auxílio de flauta transversal, violão, percussão e contrabaixo, o show ‘Do mar ao Sertão’, vai reunir mais de 20 canções que ganharam nova roupagem sem perder o vigor da obra original. Na ocasião dos blocos musicais, um datashow vai exibir os títulos das canções, os nomes dos compositores e fotos. Além de Alenilson na flauta e clarinete, a formação do Clave Árido conta Pedro Henrique (violão), Emanuel Andrade (percussão) e Alexandre Silva(contrabaixo).
A proposta do ‘MPB nas Comunidades de Petrolina’ é oportunizar acesso para que jovens estudantes do ensino fundamental e médio, bem como as crianças, ampliem o conhecimento sobre percepção musical, arte e história da música para além do que acessam através das redes sociais. O repertório passeia pelo cancioneiro da Bossa Nova através de clássicos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, pelo samba, pelo pop-rock romântico, até desaguar nos ritmos nordestinos dialogando com músicas que também atravessam gerações assinadas por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alceu Valença e Accioly Neto, entre outros compositores.
A produção é uma iniciativa do projeto aprovado pela PNAB (Petrolina), através da Lei de cultura Aldir Blanc. Um dos lugares previstos para apresentação do show é o Parque Josepha Coelho. A programação será divulgada em breve.