CLDF barra projeto do GDF para liberar passagens executivas a servidores: entenda. Acompanhe as notícias do DF com Metrópoles!

A Câmara Legislativa (CLDF) barrou projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) que pretendia liberar o pagamento de passagens na classe executiva para servidores públicos em viagens oficiais. O Metrópoles noticiou a proposta do Palácio do Buriti. Atualmente, o GDF paga apenas passagens na classe econômica. No entanto, pretendia liberar o transporte na classe executiva, nos moldes da União.

A intenção do GDF era liberar a classe executiva para servidores dos Três Poderes locais e da Defensoria Pública (DPDF). A liberação da classe executiva fazia parte de um projeto de lei (PL) que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. O PL foi aprovado, mas a liberação foi suprimida por uma emenda. Deputados distritais da oposição e da base votaram contra as passagens executivas.

A União permite classe executiva em viagens com mais de sete horas de duração para ministros e servidores em postos de comando. O projeto do GDF não estabelecia critérios para o pagamento das passagens nessa categoria. Em nota, o Palácio do Buriti afirmou que apenas buscava alinhar as regras distritais com os padrões da União. O comunicado acrescenta que os critérios para a liberação de viagens na classe executiva seriam estabelecidos somente após a aprovação da proposta, o que não aconteceu.

No Distrito Federal, foi aprovado um PL que modifica a LDO e prevê nomeações em concursos. Além disso, foram abordados temas como a entrega de título de cidadão honorário de Brasília por parte da CLDF a Gilmar Mendes e isenção do IPVA para pessoas com Síndrome de Down no DF. Também foi aprovado um PL que determina valores de IPTU e IPVA para 2025.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Distrito Federal? Siga o perfil do Metrópoles DE no Instagram. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Acesse o canal de notícias no Telegram. Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o DF por meio do WhatsApp do Metrópoles DE: (61) 9119-8884.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de 27 anos é baleado em tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

Jovem é baleado durante tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

A vítima foi baleada durante a tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno. O jovem, de 27 anos, está internado no Hospital das Clínicas.

São Paulo — Um jovem de 27 anos foi baleado durante uma tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno, na zona oeste de DE. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (11/12) na Avenida Domênico Martinelli.

O jovem foi socorrido e levado ao Hospital e Maternidade Professor Mario Degni, no Rio Pequeno, e depois foi transferido ao Hospital das Clínicas da FMUSP, no bairro Cerqueira César.

Procurado pelo DE, o HCFMUSP informou que o paciente deu entrada, mas não tem autorização para passar o estado de saúde dele.

O caso foi registrado como tentativa de latrocínio no 14° DP (Pinheiros), informou a SSP.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp