Clima de abril: Chuvas intensas e queda nos termômetros em várias regiões do país

clima-de-abril3A-chuvas-intensas-e-queda-nos-termometros-em-varias-regioes-do-pais

Abril começa com queda nos termômetros e muita chuva; confira o clima

Previsão para a terça-feira, 1º de abril, é de chuva para várias regiões do
país. Inmet mantém alertas para chuvas intensas

O primeiro dia do mês de abril pode ser de tempestades e até queda de granizo na Região Sul do país, em razão da permanência de uma frente fria. Além disso, a entrada de massas de ar frio devem derrubar os termômetros nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há também a possibilidade de pancadas de chuva no Sudeste, devido à entrada de umidade, e as regiões Norte e Centro-Oeste seguem enfrentando chuvas intensas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O instituto emitiu um “perigo potencial”, que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, para o Norte. Ele também reverbera por um trecho significativo do Centro-Oeste e ainda no Nordeste.

Outro aviso laranja, de “perigo”, portanto mais intenso, também foi previsto e indica chuva entre 50 e 100 mm/dia e vento intenso de até 100 km/h em partes do Centro-Oeste e do Norte. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia estão sob aviso deste alerta, algo já esperado nesta época do ano.

Por lá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que dá nome às famosas “águas de março”, continua atuar, embora indique para uma “subida” pelo mapa a partir desta semana. Isso vai levar a uma exposição maior das chuvas ao Amapá, Norte do Pará e Maranhão. As demais localidades seguem a tendência de umidade.

A entrada contínua de umidade vinda do oceano pode provocar pancadas de chuva, de forma isolada, no Sudeste. Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Leste de São Paulo figuram nas áreas em alerta.

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp