No Rio de Janeiro, o tempo amanheceu com céu nublado e abafado após um dia em que os termômetros ultrapassaram os 40ºC. No entanto, a passagem de uma frente fria pelo oceano promete trazer mudanças a partir desta sexta-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, ao longo do dia haverá aumento de nebulosidade e a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios, em pontos isolados, principalmente à tarde. Mesmo com a mudança, a temperatura continuará elevada, com máxima prevista de 38ºC.
Apesar do céu nublado, a umidade relativa do ar aumentará, chegando a cerca de 40%, o que causará uma maior sensação térmica no Rio de Janeiro. Ontem, a cidade registrou o dia mais quente do ano, com a máxima de 43,2ºC. O recorde foi alcançado pela estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste, acionando o nível 3 do protocolo de calor. Niterói também teve um recorde de calor, atingindo 40,1ºC, tornando a Região Metropolitana do Rio a área mais quente do Brasil.
Para o final de semana, a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, podendo ocorrer pancadas isoladas no sábado, devido aos ventos úmidos do oceano associados à passagem de uma frente fria em alto mar. A temperatura diminuirá um pouco, com máxima prevista de 35ºC. Já no domingo, a atuação dos ventos úmidos manterá a nebulosidade e a possibilidade de chuvas fraca a moderada, isoladas, a qualquer momento.
Em meio às alterações climáticas, questões como a falta d’água e a falta de cobertura em pontos de ônibus na cidade do Rio de Janeiro também são pautas importantes. Recentemente, a Águas do Rio finalizou um reparo em rede que afetou o abastecimento de água em algumas regiões da cidade. Além disso, mais da metade dos pontos de ônibus não têm proteção, sendo que a prefeitura só pretende ampliar essa cobertura em 2027. Enquanto isso, a população enfrenta desafios diários diante das condições climáticas e infraestruturais da cidade.