O calor deve retornar em diversas partes do estado de São Paulo a partir da tarde deste sábado (17), segundo previsão da Defesa Civil estadual. O território paulista amanhece com temperaturas amenas neste sábado, mas o calor volta à tarde em grande parte do interior e na capital paulista. Não há previsão de chuva.
A umidade relativa do ar deve apresentar uma queda significativa em todo estado, alcançando níveis em torno de 38% na região de São José do Rio Preto, no interior paulista. A volta das altas temperaturas é consequência de um período de veranico na região Centro-Sul do Brasil. Até domingo (18), um bloqueio atmosférico deve impedir novas frentes frias de se espalharem pelo estado de São Paulo, resultando em um clima com tardes quentes e secas.
Segundo a Climatempo, as madrugadas e as manhãs terão clima ameno, típicas do outono, mas com aumento de temperatura durante o dia, inclusive no litoral paulista e no interior. Pelo menos até a próxima terça-feira (20), as temperaturas devem permanecer 5°C acima da média normal para esta época em muitas cidades. Deve haver predominância de tempo seco, baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente na região Sudeste e em todo o Centro-Oeste.
O calor se destaca principalmente em algumas regiões como em São Paulo, onde Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem alcançar os 31°C. No Paraná, cidades como Querênciado do Norte, Loanda, Floresta e Tapejara seguem com máximas de 29°C, enquanto no Rio Grande do Sul, o calor persiste em cidades como Itaqui, Uruguaiana e São Borja, que devem atingir os 29°C.
Nessa quinta-feira (15), tanto o estado de SP quanto a capital paulista registraram as menores temperaturas do ano, até o momento. Uma estação da Defesa Civil apontou 5,8°C nos termômetros em Campos do Jordão, enquanto a estação meteorológica de Mirante Santana, na capital, marcou 13,3°C. A população deve se preparar para o retorno do calor intenso neste fim de semana em São Paulo.