Com medicamentos vencidos e equipamentos usados em procedimentos sem esterilização, duas clínicas veterinárias foram autuadas pelo Procon Goiás. A fiscalização ocorreu em operação conjunta da Delegacia do Consumidor (Decon), o Conselho de Medicina Veterinária (CRMV-GO) e equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
De acordo com o o superintendente do Procon, Levy Rafael, nos estabelecimentos os fiscais encontraram medicamentos vencidos desde 2014. Além de ossos para cachorros e testes para diagnosticar alergia nos animais.
Também foi constatado condições inadequadas para esterilização de materiais utilizados. Com isso, as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentar defesa. Após este período, elas podem pagar uma multa de R$ 754 a R$ 11,3 milhões dependendo do porte e faturamento da empresa.
Os responsáveis pelas clínicas também podem responder a um processo ético. A Delegacia do Consumidor vai instaurar inquérito para investigar a prática de crime contra as relações de consumo nos dois estabelecimentos.