Clínicas veterinárias são autuadas pelo Procon Goiás

Com medicamentos vencidos e equipamentos usados em procedimentos sem esterilização, duas clínicas veterinárias foram autuadas pelo Procon Goiás. A fiscalização ocorreu em operação conjunta da Delegacia do Consumidor (Decon), o Conselho de Medicina Veterinária (CRMV-GO) e equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Medicamentos vencidos em clínicas veterinárias (Foto: Divulgação Procon Goiás)

De acordo com o o superintendente do Procon, Levy Rafael, nos estabelecimentos os fiscais encontraram medicamentos vencidos desde 2014. Além de ossos para cachorros e testes para diagnosticar alergia nos animais.

Medicamentos vencidos em clínicas veterinárias (Foto: Divulgação Procon Goiás)

Também foi constatado condições inadequadas para esterilização de materiais utilizados. Com isso, as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentar defesa. Após este período, elas podem pagar uma multa de R$ 754 a  R$ 11,3 milhões dependendo do porte e faturamento da empresa.

Medicamentos vencidos em clínicas veterinárias (Foto: Divulgação Procon Goiás)

Os responsáveis pelas clínicas também podem responder a um processo ético. A Delegacia do Consumidor vai instaurar inquérito para investigar a prática de crime contra as relações de consumo nos dois estabelecimentos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos