Clone da Viatina-19 FIV Mara Móveis na Fazenda Napemo em MG: Vídeo

clone-da-viatina-19-fiv-mara-moveis-na-fazenda-napemo-em-mg3A-video

VÍDEO: Clone da segunda vaca mais cara do mundo vai para a casa em MG

O clone da Viatina-19 FIV Mara Móveis nasceu há quatro meses em Uberaba, no Estado Mineiro, depois de dois anos de tentativas. Ele foi levado para a fazenda de um dos donos na terça-feira (18).

VÍDEO: Clone da segunda vaca mais cara do mundo é levada para fazenda em MG

Quatro meses após o nascimento, o clone da vaca nelore Viatina-19 FIV Mara Móveis foi para a Fazenda Napemo, que será seu lar em Uberaba, no Estado Mineiro, nesta quinta-feira (18). Veja o vídeo acima.

O animal, até então, recebia cuidados especiais no laboratório de genética na cidade mineira onde todo o processo de clonagem ocorreu, o Geneal. Agora, a equipe do laboratório auxiliará a equipe de veterinários da fazenda, mas o clone ficará “em casa”.

“Há um tempo vínhamos tentando produzir esse clone, afinal, é um processo muito complexo. No ano passado tivemos a alegria de ver esse dar certo, porque o clone é uma garantia de que a genética da Viatina perdurará. Atualmente tentamos trazer ele para a fazenda mas ainda não foi possível”, explicou Lorrany Martins Pereira de Moraes, uma das donas do animal.

“A Viatina é um ponto de virada em nossas vidas, antes dela meu pai era um pequeno criador e o investimento que fizemos nela mudou tudo. Passamos de um jovem criador para um criador conhecido no mercado”, disse Lorrany.

Equipe Geneal durante a entrega do clone da Viatina — Foto: Geneal/Divulgação

GENÉTICA PREMIADA

Em 2024, Dandha, uma das filhas de Viatina, conquistou o prêmio na categoria bezerra na Expozebu 2024. Outros quatro animais também já fazem sucesso nas pistas: Pietra, que teve 50% da propriedade vendida por R$ 1 milhão, Karisma, vendida na Expoinel por R$ 950 mil com apenas 90 dias, além de Burguesa e Baviera.

Na Fazenda Napemo, de 350 hectares, também vive Estória, outra filha natural da Viatina original, e mais sete crias da vaca que tem no seu pedigree o sangue do superpremiado touro Karvadi, importado da Índia em 1962 para melhorar a raça zebuína no Brasil.

“A Viatina vem comprovando que ela passa a sua genética muito bem e assim temos na mão uma grande oportunidade de multiplicá-la”, disse Lorrany.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp