Cmei Ceasa vai passar a abrir às 4h, diz Mabel
Crianças costumavam dormir debaixo das bancas das Centrais de Abastecimento de Goiás até as 7h, quando a unidade abria, segundo Mabel. Flexibilidade em outras creches é estudada.
O Centro Municipal de Educação Infantil (DE) Ceasa vai passar a abrir às quatro horas da manhã a partir de quarta-feira (21), segundo o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União). Ele explicou que o objetivo é promover mais dignidade às mães e pais que trabalham nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) e aos filhos deles.
> “Nós temos a visão de que a cidade tem que ser para a população. As mães do Ceasa chegam às 4h, mas o Cmei abre às 7h. Elas pegam as crianças e botam debaixo da banca para dormir até as 7h. Nós achamos que aquilo ali é indigno”, explicou o prefeito.
Sobre a mudança de horário, Mabel explica que pretende flexibilizar as escalas dos Cmeis de acordo com a demanda das famílias que o frequentam e diz que não há necessidade que a unidade permaneça aberta até o fim da tarde. “Elas [as mães e as crianças] vão embora às 11h, não precisa que o Cmei fique aberto até às 5 horas, porque às 11 horas acabou o Ceasa também”, disse Mabel.
No entanto, segundo a Prefeitura de Goiânia, como não são todos os alunos que vão aderir ao novo horário, o horário de fechamento da unidade continua igual, com atendimento até às 17h.
A medida foi determinada após levantamento da demanda do local, segundo a Prefeitura de Goiânia, e anunciada após reunião com secretários municipais e estaduais, além da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. Por conta desse estudo prévio, a prefeitura acredita que consegue atender à demanda, mas não descarta a possibilidade de abertura de novas vagas.
Sobre as outras unidades de Goiânia, o prefeito informou que a flexibilidade dos horários está sendo estudada também para que atendam melhor a rotina dos pais. “Para que aquela mãe tenha mais tranquilidade”, disse. Por enquanto, só este Cmei terá o horário alterado.
VAGAS NOS CMEIS
Para garantir uma vaga para uma criança em um Cmei, é necessário realizar um cadastro on-line no site da prefeitura. Neste ano, as inscrições começaram em 7 janeiro e continuam durante todo o ano, sendo que os pais ainda podem ficar na lista de espera por uma vaga.
Na segunda-feira (20), o prefeito anunciou que quase 3 mil novas vagas foram criadas para o ensino infantil no início do ano e que tem a intenção de zerar o déficit ainda no primeiro semestre. Em entrevista à TV Anhanguera, a secretária de Educação, Giselle Faria, disse que Goiânia ofereceu, neste ano, 1.500 vagas a mais que o previsto.
Giselle ainda destacou as mais de 2 mil vagas ociosas nos Cmeis. Ela disse ainda que, caso o Cmei mais próximo esteja lotado, a prefeitura realiza um mapeamento por região para oferecer opções de instituições às famílias. Além disso, a prefeitura divulgou que as unidades que tinham espaço se organizaram para abrir turmas e que foram firmadas parcerias com entidades, como igrejas, para conseguir acolher todas as crianças.