Cmei cria redário literário e incentiva memória afetiva das crianças

Crianças em espaço de educação infantil

Como forma de valorizar a cultura da infância e construir memórias afetivas por meio da leitura, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville criou o projeto “Redário Literário”. Sob a sombra de uma mangueira, todas as turmas da unidade aproveitam o balanço das redes para mergulhar nos livros. No espaço de leitura é possível aumentar o vocabulário e desenvolver habilidades sociais e cognitivas.

De acordo com a diretora do Cmei Oriente Ville, Zilda Alves, todo espaço na Educação Infantil deve ser aproveitado. “O local onde hoje funciona o redário foi transformado em um espaço pedagógico. No espaço, a criança tem o direito de ter um momento prazeroso para a leitura”, conta, ao lembrar que uma ação formativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o tema “Oralidade, Leitura e Escrita na Educação Infantil” foi incentivo para a equipe criar cantinhos alternativos de leitura.

O projeto, que possibilita ambiente afetivo e acolhedor, promove relações saudáveis e resulta em um trabalho em equipe que envolve desde os servidores administrativos, professores e famílias. A proposta foi da agente de apoio educacional Mariana Fagundes, que viu a ideia em uma página da internet.

“Vi na rede social. Tirei um print e mandei para a diretora, que aprovou e assim pensamos em um jeito de viabilizar. Discutimos muito, fizemos protótipo com TNT e barbante. Fui ao Setor Campinas e pesquisei os tecidos. E a avó de uma criança do Cmei acreditou na ideia e fez as redes”, relata Mariana.

Ações

Cerca de 300 crianças, de 6 meses a 5 anos, são atendidas no Cmei Oriente Ville. Cada turma tem seu projeto literário e utiliza o redário, assim como a turma da professora Elizângela Rodrigues Batista, do agrupamento de 4 anos. Com a intenção de estimular o gosto e o hábito pela leitura de forma prazerosa, a professora leva os estudantes para o redário e desenvolve o projeto “Sorria, ler é uma alegria”.

“Esse projeto visa formação de leitores. Se você quiser que uma criança leia, apenas leia para ela. Se nós da Educação Infantil, que somos a base, estimularmos o desejo pela leitura, a criança busca seus próprios conhecimentos por meio dos livros. E nós também temos a parceria com as famílias, na qual as crianças na sexta-feira levam para casa uma sacola literária com um livro da sua escolha. A família lê para a criança, amplia os laços afetivos e estimula a formação dos leitores”, explica Elisângela.

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Quina 6608: Ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 19 milhões

prêmio

No concurso 6608 da Quina, realizado na noite desta segunda-feira, 16 ninguém acertou os números sorteados e o prêmio acumulou em R$ 19 milhões. Prêmio principal estava avaliado em R$ 17.000.000,00.

Os números sorteados na loteria foram: 24-31-44-53-77.

Além do prêmio principal, a Quina também sorteou prêmios para outros números de acertos:

  • 4 acertos: 109 apostas ganhadoras, R$ 6.285,00
  • 3 acertos: 7.530 apostas ganhadoras, R$ 86,64
  • 2 acertos: 174.791 apostas ganhadoras, R$ 3,73

Próximo sorteio acontece nesta terça-feira, 17, às 20h.

Como participar da Quina

Para participar, os jogadores escolhem 5 números de um total de 80, e os prêmios são distribuídos conforme a quantidade de acertos, sendo o maior prêmio para quem acerta todos os 5 números. Além disso também há prêmios menores para quem acerta 4, 3 ou 2 números.

As apostas podem ser feitas até ás 19h, em lotéricas credenciadas ou no site da Caixa Econômica Federal.

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