Press "Enter" to skip to content

CMTC pode criar linhas diretas de transporte coletivo em Goiânia

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) está considerando a proposta da RedeMob de interdição dos terminais inviável, e estudando a criação de linhas diretas do transporte coletivo na Grande Goiânia.

A RedeMob realizou um pesquisa com cerca de 400 usuários do transporte coletivo nos terminais Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília. Antes da divulgação do resultado a CMTC já se posicionou de forma contrária quanto a interdição. O objetivo agora é criar cerca de 25 linhas diretas de bairros periféricos de Goiânia e Aparecida para locais com maior demanda.

A CMTC também apresentou medidas para melhoria do transporte coletivo no geral, como a renovação de parte da frota de forma imediata, com 300 novos ônibus e outros 600 até 2024. Outra medida seria a desoneração tarifária, conforme a ACP de autoria da Promotora Leila Maria, com o Estado de Goiás se responsabilizando pelo pagamento das gratuidades.

A medida de criação de novas linhas deve entrar em vigor a partir do próximo dia 25 de julho. Serão 25 linhas atingidas, saindo de bairros como Vila Pedroso, Jardim Curitiba e Vera Cruz, seguindo para o Alto do Bueno, Marista e Região Central da capital.

A expectativa da companhia é diminuir cerca de 20% a 30% do tempo de viagem com as linhas diretas, visto que não terá o tempo de transbordo. A única interdição deve ser do Terminal de Nerópolis, já que as linhas do município devem seguir diretamente para Goiânia.

O estudo deve ficar pronto na próxima segunda-feira (20). Nele será detalhado as linhas diretas que serão criadas, porém, as que passam por terminais não serão eliminadas.