CNH Digital já contabiliza mais de 12 mil downloads

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) já contabiliza o total de 12.087 downloads desde que foi lançada, na última terça-feira, dia 10, em solenidade no Ministério das Cidades, em Brasília. Goiás é o primeiro Estado a adotar a tecnologia da CNH Digital, como é popularmente conhecida. Mas a plataforma será implantada em todo país até fevereiro de 2018.

Usuários de qualquer Estado já podem baixar o app. Na Google Play, a solução é identificada como “CNH Digital Serpro” e apresenta uma logomarca da carteira de motorista, em verde, sobre um celular amarelo. Na App Store o nome é apenas “CNH Digital”.

No aplicativo o usuário também tem acesso à informações sobre o que é a CNH Digital, segurança, passo a passo para ativação de cadastro, além de como exportar e fazer o bloqueio do documento eletrônico. Também está disponível gratuitamente nas lojas o app que permite a leitura dos QR Codes: o Lince. A solução desenvolvida pelo Serpro garante a autenticidade tanto das carteiras de papel quanto as das CNHs digitais.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp