CNH Social tem inscrições prorrogadas até 14 de março

CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) prorrogou por 30 dias o prazo de inscrições para o programa CNH Social, que terminaria nesta segunda-feira (14). Os interessados têm agora até o dia 14 de março para se inscrevem pela internet em uma das 11.010 vagas ofertadas nesta etapa. Cerca de 50 mil pessoas já estão inscritas.

Na próxima semana, o Detran-GO realizará mutirão para auxiliar os interessados que têm dificuldades com tecnologia ou que estão sem acesso à internet. De segunda a quarta-feira (14 a 16/02), as inscrições poderão ser feitas presencialmente na Coordenadoria do Programa CNH Social, Bloco 15, na Sede do Detran-GO em Goiânia, das 8h às 17h.

Com essa iniciativa, a população de baixa renda poderá obter a primeira habilitação ou ainda mudar e acrescentar uma categoria gratuitamente. As inscrições são feitas exclusivamente através do site do Detran-GO.

“Nosso objetivo é que todos possam concorrer às vagas com as mesmas oportunidades”, pontua o presidente da autarquia, Marcos Roberto Silva, ao lembrar que o programa já beneficiou aproximadamente 17 mil goianos.

Como fazer a inscrição

Para realizar a inscrição, os interessados devem cumprir os critérios estabelecidos pelo programa e ter o Cadastro Único (CadÚnico) ativo há, pelo menos, seis meses, ter mais de 18 anos e sabe ler e escrever. Basta acessar o site do Detran, clicar na aba CNH Social e preencher o formulário.

Nesta etapa, as inscrições acontecem até o dia 14 de março. Para realizá-la presencialmente, basta comparecer ao local portando documentos pessoais, comprovante de endereço, número do CadÚnico (NIS) e ter email.

Modalidades

Cada pessoa poderá se candidatar a apenas uma das modalidades do programa, divididas em Estudantil, Urbana e Rural. Para a CNH Estudantil, a idade limite é 25 anos e a pessoa deve ter cursado todo o ensino médio na rede públicas de Goiás, com o CadÚnico ativo.

Já as modalidades Urbana e Rural são destinada a moradores da área urbana e rural com inscrição ativa no CadÚnico. Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Os contemplados recebem isenção de taxas com inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento da prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência classificada dentro do número de vagas também se abstém de pagar o exame toxicológico e junta médica, exigidos na categoria profissional.

Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp