CNJ determina inspeção em unidades prisionais de Goiás

STF inicia votação sobre aborto; veja o que muda se for aprovado por maioria na Corte

O Conselho Nacional Justiça (CNJ) determinou uma inspeção em unidades prisionais de Goiás após a decisão do relatório do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas ter apontado indícios de graves irregularidades, por meio de infrações de normas internacionais e nacionais aplicáveis  

 

A portaria foi assinada pela ministra e presidente do CNJ, Rosa Weber, e pelo o ministro e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. Juntos, criaram um grupo de trabalho com 22 juízes, um conselheiro do CNJ e 27 assessores de magistrados. A inspeção está prevista para acontecer entre os dias 29 de maio a 2 de junho, quando também vai ser analisado o funcionamento dos sistemas informatizados de tramitação de processos criminais e de execução penal do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

 

Também foi determinado pela portaria que um ofício seja enviado ao governo e à Assembleia Legislativa comunicando sobre a inspeção. Da mesma forma que deve ser enviado um convite para acompanhar a vistoria ao Ministério Público Federal e Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil Nacional e a Seção Goiás, ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura em Goiás e ao Tribunal de Justiça. Segundo o CNJ, o processo é sigiloso e a comissão vai divulgar um relatório depois da inspeção.

 

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que foi notificada sobre as inspeções para esclarecer eventuais questionamentos e que prepara segurança total para a entrada dos integrantes do CNJ.

 

O TJ-GO disse que recebe com tranquilidade a visita do Conselho Nacional de Justiça em Goiás e que o trabalho é produtivo e positivo porque ajuda a melhorar a atuação do Poder Judiciário.

 

Relato do Caiado

O governador do estado, Ronaldo Caiado disse, durante uma coletiva, que, na realidade, o CNJ não fará uma “inspeção”, mas que “virá para aprender como é que se faz e como é que avançou, em Goiás, em tão pouco tempo a melhoria dos presídios do Estado.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos