Press "Enter" to skip to content

Cobertura 5G pode demorar até três anos para chegar a todas as regiões de Goiânia

Última atualização 16/09/2022 | 14:39

Um mês após a liberação do 5G em Goiânia, a tecnologia está disponível em apenas parte da cidade. A novidade pode demorar três anos para chegar a toda a capital devido ao custo para operadoras de telefones móveis e quantidade de aparelhos ativos preparados para captar o sinal. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apenas 10% da cobertura atual do 4G no  município está em funcionamento. Para outras regiões do estado, o sinal deve ser disponibilizado somente em janeiro de 2023.

O professor de telecomunicações do Instituto Federal Goiano (IFG), João Batista Pereira, explica que a oferta do sinal depende de infraestrutura e da atualização das antenas já existentes. Ele afirma que há mais de 300 Estações Rádio Base (ERB’s), mas o ideal seria expandir esses pontos, que são instalados pela iniciativa privada. De acordo com a prefeitura da de Goiânia, 22 antenas foram instaladas. 

“A necessidade de instalação em número exato depende do raio de cobertura da antena, que no caso do 5G é menor comparada ao 4G, edificações à volta e topografia, por exemplo. Além disso, os aparelhos adequados ainda custam caro. Algumas operadoras preferem concentrar o serviço em regiões restritas, por uma questão comercial. Tudo na área de telecomunicações é caro. Estamos falando em milhões de reais”, detalha.

Ele afirma que o centro de Goiânia e setores como Bueno e Sul contam com a cobertura 5G, enquanto a maior parte da cidade não tem a tecnologia. Oficialmente, a TIM tem a cobertura em 130 bairros, a Claro chegou a quatro das sete regiões da capital e a Vivo a 14 bairros. João Batista avalia que a melhor avaliada em relação à cobertura é a Tim e a pior, a Vivo, que tem a oferta mais centralizada. 

Por meio de nota, a Anatel informou à reportagem do Diário do Estado que as prestadoras estão com planejamento prioritário para ativações nas capitais que ainda faltam, cujo prazo é até final de novembro. A autarquia esclareceu que o número da cidade de Goiânia permanece o mesmo quando da ativação do 5G SA puro. 

(Fonte: Anatel)

 

O mínimo de estações para cada prestadora eram de 19, ou seja, necessitariam 57 e foram ativadas 99, 175% além. O total de estações 4G na cidade é de 941, tendo a cobertura 5G na faixa de 3,5GHz cerca de 11%, o que será expandido conforme planejamento antecipado das prestadoras ou nas metas estabelecidas no edital de equiparação até 2025”, compartilharam.

Compatibilidade

Atualmente, há apenas 67 modelos de telefone móvel compatíveis com a tecnologia 5G, segundo a Anatel.  O sinal é considerado mais veloz para o carregamento e envio de dados de forma veloz pelo smartphone, o que permite assistir a um vídeo sem interrupção, fazer uma videochamada e abrir um site em fração de segundos. Por outro lado, meio milhão de goianos em 11 municípios ainda não têm acesso à internet 4G.

Aplicação

Com o 5G, a proposta é favorecer a evolução e maior acesso a opções como telemedicina, cirurgias a distância e chegada de carros autônomos, por exemplo. No caso de trabalhadores, a perda dos empregos e isolamento social intensificaram a pobreza que poderia ter sido remediada com a chance de empreender online com vendas dentro e fora das comunidades.

O fechamento de algumas agências bancárias e solicitação de produtos em e-commerces também fica inviabilizada sem a internet de qualidade fazendo com que consultar o saldo na conta digital se torne impossível.

Com forte presença no estado, o agronegócio também exige cada vez mais conexão adequada. As transações comerciais de compra e venda de insumos, da colheita e de gado e o próprio controle do planejamento ao processo de plantação ou cuidado com os animais demandam troca de dados da internet. Estimativas do setor apontam que o aumento da conectividade no campo pode alavancar a arrecadação do segmento.

Confira a lista com os celulares aptos a receber o acesso integral ao 5G brasileiro:

Apple

Apple

-iPhone SE (3ª geração)

-iPhone 12 mini

-iPhone 12

-iPhone 13 mini

-iPhone 13

-iPhone 13 Pro

-iPhone 13 Pro Max

 Samsung

-Galaxy A73 5G

-Galaxy A53 5G

-Galaxy A33 5G

-Galaxy A32 5G

-Galaxy A22 5G

-Galaxy A23 5G

-Galaxy A52s 5G

-Galaxy M23 5G

-Galaxy M52 5G

-Galaxy M53 5G

-Galaxy Note 20 5G

-Galaxy Note 20 Ultra 5G

-Galaxy S21 5G

-Galaxy S21+ 5G

-Galaxy S21 Ultra 5G

-Galaxy S21 FE 5G

-Galaxy S22 5G

-Galaxy S22+ 5G

-Galaxy S22 Ultra 5G

-Galaxy Z Flip 3 5G

-Galaxy Z Fold 2 5G

-Galaxy Z Fold 3 5G

Motorola

-Moto G50 5G

-Moto G71

-Moto G100 5G

-Moto G200 5G

-Moto G 5G Plus

-Moto G 5G

-Motorola Edge

-Motorola Edge 20

-Motorola Edge 20 Lite

-Motorola Edge 20 Pro

-Motorola Edge 30

-Motorola Edge 30 Pro

Xiaomi

-Mi 10T

-Mi 10T Pro

-Mi 11

-Xiaomi 11 Lite 5G NE

-Xiaomi 12 Lite

-Xiaomi 12

-POCO F3

-POCO M3 Pro 5G

-POCO M4 Pro 5G

-POCO X4 Pro 5G

-Redmi Note 10 5G

-Redmi Note 11 Pro 5G

Realme

-Realme 7 5G

-Realme 8 5G

-Realme GT Master Edition

-Realme GT 2 Pro

-Realme 9 Pro+

TCL

-TCL 20 Pro 5G

Infinix

-Infinix Zero 5G

Asus

-ROG Phone 3

-ROG Phone 5

-ROG Phone 5s

-ROG Phone 5s Pro

-Zenfone 7

-Zenfone 8

-Zenfone 8 Flip