No galinheiro, no motor do carro e até mesmo dentro de guarda-roupa, em um apartamento de Goiânia. É fato que encontrar uma cobra, mesmo em lugares inusitados, já não é novidade. Isso, no entanto, não elimina o medo de dar de cara com o animal, tão temido pela maioria das pessoas.
E foi o que aconteceu, mais uma vez, em Goiás. Agora, a cobra em questão era uma caninana, que foi encontrada dentro de uma caixa de cerveja, em comércio da cidade de Morrinhos, na região Sul do estado, no final da tarde desta sexta-feira, 27.
A visitante, mesmo não sendo peçonhenta, é muito rápida e pode surpreender com botes certeiros ao se sentir ameaçada. Daí o pânico provocado junto ao dono e frequentadores do estabelecimento, que, rapidamente, acionaram o Corpo de Bombeiros para a remoção da serpente.
Treinados para este tipo de ação, os militares foram rápidos. Em poucos minutos o animal foi resgatado e liberado em área de mata próxima ao local da ocorrência. Ninguém se feriu.
Saiba mais sobre as caninanas
A caninana é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. A caninana pode atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar da fama de ser uma cobra brava, a caninana está longe de ser perigosa.
Ela geralmente é mansa, podendo fugir quando avistada. Ela pode até morder, mas não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas cobras. É conhecida também como arabóia, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã.