Uma cobra, com cerca de dois metros, saiu de dentro do ralo do banheiro enquanto um homem tomava banho, em uma casa no Bairro Jardim Renascer, em Cuiabá, no Mato Grosso. O flagrante ocorreu na noite da última quarta-feira, 29.
O proprietário da residência, Ivo Martins, foi quem gravou o exato momento em que o animal aparece. Ele contou que após um longo dia de trabalho, chegou em casa e foi tomar um banho, até que se deparou com a serpente.
“Eu estava tomando banho e vi algo tentando sair do ralo. Eu retirei a tampa e ela [cobra] foi para dentro do banheiro”, contou.
Ivo ainda contou que ao perceber que era uma cobra tentou colocar a tampa do ralo de volta para impedir que a serpente fosse embora, e nesse meio tempo iria acionar o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da cidade, mas era tarde demais, o animal já tinha escapado.
O morador contou que irá ficar de olho caso a serpente volte a aparecer.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Sobre as Serpentes
As serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata, animais que possuem escamas, sendo conhecidas popularmente como cobras. Deduz-se que elas evoluíram a partir de lagartos que se enterravam no solo, e que o corpo alongado e desprovido de patas seria apenas uma adaptação a esse modo de vida.
Uma característica interessante das serpentes é a capacidade que ela tem de abrir a mandíbula para ingerir presas muito maiores do que ela mesma. Isso se deve à mobilidade que esses animais apresentam na mandíbula, que, em virtude de uma dupla articulação entre o crânio, a mandíbula e um osso chamado quadrado, proporciona a eles uma abertura bucal maior que 150º.
Algumas delas são venenosas e não apresentam nenhum órgão capaz de injetar esse veneno. No entanto, serpentes como a naja são capazes de injetar o veneno como também expeli-lo em jatos que podem alcançar até 3 metros de distância. Por causa desse hábito, elas são chamadas de cuspideiras.
As serpentes podem ser encontradas em vários locais, como no solo, árvores, buracos, na água doce e também no mar (serpente marinha). Dentre as diversas espécies de serpentes, podemos citar a surucucu, jiboia, sucuri, urutu, cascavel, coral, etc.