Cobras são capturadas em galinheiro de casa em Caldas Novas

Nesta terça-feira,21, durante o carnaval, o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás (CBMGO) foram chamados para realizar a retirada de duas cobras que se encontravam escondidas em um galinheiro de uma casa em Caldas Novas.

As serpentes surpreenderam os moradores locais, que mesmo assustados entraram em contato com o CBMGO para a captura adequada do réptil.

De acordo com os membros da corporação o resgate durou cerca de dez minutos, uma das cobras estavam na parte interna do galinheiro, enquanto a outra estava presa em cima da tela. O tenente Tarcísio Duarte responsável pela operação informou que foi utilizado técnicas com pinças próprias para captura de repetis para retirar as cobras do local.

Conforme informado pelos membros do Corpo de Bombeiros, ambas as cobras foram retiradas sem nenhum ferimento, e soltas em uma área verde apropriada, designada pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras)

Espécimes

De acordo com o herpetólogo do Instituto Boitata, Werther Ramalho, as cobras capturadas são da espécie Jiboia, que são muito comum na região e não contém veneno.

No vídeo é possível ver que uma das jiboias está maior que a outra, pois havia comido uma galinha antes de ser capturada pelos bombeiros.

Wherter explica que esse comportamento nas serpentes é normal, elas estão acostumadas a entrar em galinheiros a procura de alimento, como galinhas, pintinhos, ratos, entre outros.  O herpetólogo informa que as joboias são muito importantes para o ecossistema e não devem ser eliminadas, e sim soltas em áreas verdes.

Assista o vídeo:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos