Quase meia tonelada de cocaína de avião que caiu no Pará é incinerada; foragido de SC e boliviano estão presos por tráfico internacional
Esta é maior apreensão de drogas do Baixo Araguaia e ocorreu após queda de aeronave no sudeste do Pará. ‘Elementos apreendidos reforçam a transnacionalidade do crime’, disse a Polícia Federal.
Quase meia tonelada de cocaína que estava em um avião monomotor que caiu no sudeste do Pará foi incinerada em uma cerâmica de Rendeção. Segundo a Polícia Federal, os dois suspeitos presos são um boliviano de 53 anos e um brasileiro de 42, foragido da Justiça de Santa Catarina após ser condenado por roubo.
O avião caiu após uma tentativa de pouso forçado, segundo a Polícia Federal. Neste domingo (31), os suspeitos seguiam presos em Redenção. A PF investiga a origem e destino da droga, assim como a logística do transporte da cocaína e mais envolvidos em uma possível rede de tráfico.
“Os elementos apreendidos reforçam a transnacionalidade do crime. O prefixo boliviano da aeronave, a quantidade e qualidade da pasta base de cocaína, a rota de transporte utilizada e a apreensão de moeda estrangeira confirmam se tratar de tráfico internacional de drogas”, informou a PF em nota.
Os 434,945 quilos de pasta base de cocaína, acondicionados em 430 tabletes, estavam dentro do avião encontrado na noite de quinta-feira (28) pela polícia após ser chamada por moradores. A droga foi incinerada na sexta (29), mesmo dia em que os suspeitos foram presos. A apreensão é maior da região do Baixo Araguaia, no Pará.
Um inquérito foi instaurado. A PF não informou se o caso pode ter relação com outros aviões que caíram no estado também com drogas, um deles em fevereiro deste ano, quando dois bolivianos suspeitos foram presos. Os detalhes sobre a dinâmica do pouso forçado e da queda também não foram revelados.
Imagens mostram o avião parcialmente danificado. A PF também divulgou um vídeo mostrando a quantidade de drogas e o teste realizado. Diante do risco de resgate da carga, os militares recolheram o material imediatamente, que foi incinerado.
Os dois suspeitos de transportarem a droga estavam distantes cerca de 40 quilômetros de onde a aeronave havia sido abandonada após a queda, em Santana do Araguaia. Eles fugiram pela mata após uma tentativa de pouso forçado que resultou na queda. A PF não informou se eles chegaram a fugir com alguma quantidade de droga. com o tráfico internacional de drogas.