Agenda ESG agora faz parte do movimento Colabora Mundo. A iniciativa reúne seis coletivos de Santos com o objetivo de criar um impacto exponencial em práticas ESG e ODS na região. O Colabora Mundo surge como resposta à necessidade de integrar os diversos coletivos segmentados que já atuam em Santos em prol da sustentabilidade. Ele busca superar a fragmentação de esforços e criar transformações de maior alcance. O idealizador do movimento enfatiza que a participação do Grupo Tribuna é um exemplo inspirador que certamente mobilizará outros setores em torno dessa pauta tão urgente.
Fabio Tatsubô, coordenador regional do Movimento Nacional ODS SP, destaca que a participação do Agenda ESG do Grupo Tribuna é um avanço significativo para o fortalecimento do letramento em boas práticas de ODS e ESG. O alcance do Grupo Tribuna na Região Metropolitana da Baixada Santista e no Vale do Ribeira cria um corredor de ações nos territórios, com potencial para amplificar iniciativas e acelerar as transformações desejadas para a Agenda 2030. O movimento baseia-se no princípio de que ações locais têm impacto direto nas metas globais.
O Colabora Mundo conta com importantes lideranças regionais em sustentabilidade, como Fabio Tatsubô, Cláudio Bastos, André de Fazio, Nycolas Carvalho e Márcio Cruz. A filosofia do projeto é acreditar que a prosperidade coletiva é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos e mitigar desigualdades e injustiças. O movimento busca criar ações concretas que gerem impacto ambiental, social e econômico nos territórios, desenvolvendo um processo pioneiro de territorialização dos ODS.
Com a integração do Agenda ESG do Grupo Tribuna, o Colabora Mundo se consolida como um modelo de articulação entre diferentes setores da sociedade. A iniciativa demonstra que é possível superar a fragmentação de esforços e criar sinergias que amplificam o impacto das ações sustentáveis, posicionando Santos como referência nacional em colaboração para o desenvolvimento sustentável. Esse modelo de colaboração visa maximizar recursos e resultados em benefício de toda a sociedade, mostrando que o futuro da sustentabilidade está na capacidade de diferentes atores trabalharem de forma integrada e coordenada.