Colégio Objetivo aposta em alimentação saudável para um desenvolvimento completo
Instituição reforma cardápio com foco em redução de açúcar e sabor caseiro, para incentivar hábitos que promovam bem-estar físico e mental
1 de 2 Ambiente de aprendizagem que estimula a participação e o crescimento coletivo — Foto: Divulgação
Ambiente de aprendizagem que estimula a participação e o crescimento coletivo — Foto: Divulgação
A preocupação com a saúde dos alunos, principalmente os da Educação Infantil, se estende para além da sala de aula no Colégio Objetivo. As unidades de Educação Infantil estão investindo em uma alimentação mais saudável e atrativa, com o objetivo de garantir que as crianças tenham a energia e os nutrientes necessários para o aprendizado e o desenvolvimento.
A principal linha de trabalho é a redução do açúcar. “Aqui, o nível de açúcar é bem controlado em tudo”, afirma a diretora da Unidade do Embaré, Viviane Carvalho.
Exemplo disto é a cantina, que teve o cardápio totalmente reformulado por uma nutricionista e não vende refrigerante, oferecendo sucos naturais aos alunos. A quantidade de doces distribuídos também foi reduzida, já que “o excesso de açúcar pode deixar as crianças mais sonolentas e pesadas”, afetando a disposição para brincar ou prestar atenção nas aulas.
Uma das mudanças mais significativas foi a reformulação de um novo cardápio, principalmente para as crianças que frequentam o bilingue, buscando diversidade e um apelo maior para o paladar infantil, já que passam muito tempo na escola. “A gente tenta trazer a proximidade da comida de casa. Um gostinho caseiro e não industrializado”, explica Viviane.
Incentivo
2 de 2 Ambiente de aprendizagem que estimula a participação e o crescimento coletivo — Foto: Divulgação
Ambiente de aprendizagem que estimula a participação e o crescimento coletivo — Foto: Divulgação
A iniciativa ainda considera as especificidades de paladar, oferecendo opções para crianças com intolerâncias ou restrições alimentares. Segundo a diretora, busca-se oferecer possibilidades, a fim de que essas crianças possam experimentar coisas diferentes, em vez de simplesmente não comerem.
A diretora ainda menciona a importância do equilíbrio: “Alimentação tem muito a ver com o ambiente. Colocar a criança em contato com outras pessoas que comem alimentos que ela “normalmente não comeria” traz uma série de novas possibilidades. Tudo isso é feito com muito equilíbrio, trazendo para a criança opções saudáveis para o cardápio e também apetitosas ao paladar e aos olhos.”, ressalta a diretora.
SERVIÇO:
Colégio Objetivo
Site do cliente: https://objetivobaixada.com.br/




