Colégios Tecnológicos têm 18 mil vagas para cursos gratuitos

Os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec) têm inscrições abertas para 18 mil vagas em cursos gratuitos. As capacitações e qualificações têm aulas online e presencial, em 16 cidades.

Para as Qualificações, é possível se inscrever até 27 de janeiro. Já nas Capacitações, até 29 de março. Entre os cursos estão técnicas culinárias,
corte e costura, serviços de beleza e finanças pessoais.

Os Cotec estão distribuídos nas cidades de Goiânia, Porangatu, Formosa, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Goiás, Palmeiras de Goiás, Cristalina, Anápolis, Caiapônia, Catalão, Goiatuba, Piranhas, Santa Helena de Goiás e Uruana.

Inscrições para os cursos

Os candidatos precisam ter, no mínimo, 16 anos, além do ensino fundamental completo. Para se inscrever pela internet, é necessário ter em mãos CPF, RG, e-mail válido e número de telefone. Já os menores de 18 anos precisam do CPF próprio e do responsável ou tutor legal, RG próprio e do responsável ou tutor legal, e-mail válido e o número de telefone do responsável ou tutor legal.

Clique aqui para se inscrever.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

4 ferramentas online para calcular a nota do Enem

Calcular a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser complicado, pois o método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia tanto a quantidade quanto a qualidade dos acertos dos candidatos. Por conta disso, muitos estudantes têm dificuldade em prever seus resultados. No entanto, existem algumas ferramentas online que ajudam a fazer uma estimativa aproximada da nota, levando em consideração o número de acertos em cada área do conhecimento, como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Confira quatro opções para calcular a nota do Enem:

  • Me Salva! – A calculadora do Me Salva! simula a nota com base em dados de edições anteriores do Enem. Após a simulação, o estudante pode usar o simulador do SiSU para verificar as chances de aprovação no curso desejado.
  • Planejativo – Este aplicativo também oferece uma calculadora de nota, semelhante à do Me Salva!, mas com a diferença de que também considera a nota da redação para calcular a média final.
  • Xequemat – A ferramenta funciona como um bate-papo com um robô. Após inserir os dados, o robô solicita o número de acertos em cada área do conhecimento e, em seguida, calcula a nota aproximada.
  • TRI Enem – A plataforma do cursinho Gama solicita que o candidato preencha suas respostas para, então, calcular uma estimativa de nota, com base nas questões acertadas.

Como a nota do Enem é calculada?

O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do exame. Essa metodologia considera três variáveis que definem os valores mínimo e máximo da prova:

  1. Parâmetro de discriminação: diferencia os candidatos que dominam o conteúdo daqueles que não dominam o que é avaliado pela questão.
  2. Parâmetro de dificuldade: avalia a complexidade da questão. Quanto mais difícil a questão, maior o valor atribuído a ela.
  3. Acerto casual (chute): considera a probabilidade de o candidato acertar uma questão sem dominar a habilidade exigida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp